A série Metal Gear (Parte 05)

Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Hoje continuarei a história de Metal Gear Solid do PSOne de onde parei.

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Snake desliga o Codec e a porta da cela ao lado é aberta. Ouve-se os gritos do guarda e alguns segundos de silêncio depois, a porta da cela de Snake se abre. Ele espia o lado de fora e vê um guarda sem as roupas, inconsciente, até que uma pessoa vestindo um uniforme do soldado o rende com uma arma, é a mulher da cela ao lado. Ela o manda não se mover e pergunta se foi ele quem matou o chefe da DARPA.

Snake vira o rosto e a mulher o confunde com Liquid. Ele vira-se em direção a ela e a mulher ordena que ele não se mova, enquanto aponta arma para ele, com mãos tremulas. Snake nota e pergunta se esta é a primeira vez que ela aponta uma arma para alguém, ele segura a arma pelo cano e pergunta se ela é capaz de atirar, enquanto a chama de novata. Ela diz para ele tomar cuidado com o que diz, pois ela não é nenhuma novata. Snake a interrompe enquanto olha em seus olhos e diz que aquele olhar nervoso a entrega, ele jamais se enganaria e diz que ela nunca deve ter atirado em alguém. Ela começa a ficar irritada e Snake diz que nem mesmo a trava de segurança da arma ela tirou. Soldados já estão do lado de fora da sala esperando o momento para invadir, Snake pergunta a ela de que lado está, pois não parece ser dos terroristas. Ela o manda abrir a porta, já que pegou o cartão com o Chefe da DARPA.

Os guardas abrem a porta e invadem o local. Snake manda ela começar a atirar e enquanto ele dá cabo de alguns a mulher fica paralisada. Após alguns segundos ela descarrega desesperada a metralhadora nos guardas e acaba com o resto deles, fugindo em seguida em direção ao elevador agradecendo a ajuda. Snake corre atrás da mulher, mas de repente ele começa a ver algumas cenas estranhas em sua cabeça.

Podemos ver uma sala com Liquid Snake, Psycho Mantis e Revolver Ocelot. Liquid reclama por Ocelot ter matado o “chefe”. Este pede desculpas e Psycho Mantis, com sua voz abafada por usar uma máscara de gás, diz que o bloqueio mental do homem que foi morto era muito forte, e ele não pôde entrar em sua mente. Liquid Snake então reclama novamente dizendo que agora eles jamais conseguirão os códigos de detonação. Revolver Ocelot diz: “Chefe, eu tenho uma ideia”. 

Snake volta a enxergar normalmente e vê a mulher entrando no elevador. Diante da porta surge um homem mascarado, Psycho Mantis, que diz “Boa garota! Exatamente como deve ser”, e então desaparece subitamente no ar como se tivesse sido apenas uma visão.
Snake segue em direção ao elevador e vai para o andar inferior, onde existem vários depósitos de armas, granadas e C4. Ele rouba o que pode e segue em direção a parte sul do local, até perceber que havia buracos nas paredes que foram tapados recentemente, assim como Anderson lhe informou. Ele utiliza um pouco do C4 que acabou de conseguir para derrubar a parede e chega a um local com muita interferência, seu radar não funciona e ele percebe que deve haver algo de secreto para ser guardado em tal lugar. Snake continua e chega a uma sala, onde um homem está amarrado a uma coluna de concreto, parecendo morto.

Snake vai de encontro ao homem, que começa a gemer. Snake vai a sua direção para liberta-lo das amarras, mas o homem o avisa para não tocar nele. Snake então se dá conta de que há diversos explosivos pela sala, todos amarrados a fios ligados ao corpo do homem, que disparariam os detonadores. Tão logo ele se afasta e alguém atira em sua direção. Snake salta para trás escapando por pouco e a bala ricocheteia pelo local. Um homem surge e diz que é exatamente isso, se ele tocar em algum fio, tudo irá pelos ares, e diz que Snake deve ser o homem de quem seu chefe tanto fala. Snake pede a ele que se identifique e o homem se apresenta como sendo membro das Operações Especiais da FOXHOUND, Revolver Ocelot.
Ocelot diz que estava esperando por ele para ver se a lenda que precede o seu nome é real. Ele começa a fazer malabarismos com sua arma e a mostra para Snake, dizendo ser aquela a melhor arma já feita pelo homem: uma Colt Single Action Army. Ele começa a recarregar a sua arma e diz que ela só suporta seis balas, mas que são o suficiente para matar qualquer coisa que se mexa, e completa, dizendo que vai mostrar à Snake porque o chamam de Revolver.

Ambos se escondem atrás das colunas e tentam acertar um ao outro. Ocelot utiliza balas que ricocheteiam nas paredes, obrigando Snake a mover-se pela sala para não ser atingido. Após disparar alguns tiros, Ocelot para e começa a recarregar, dizendo que Snake é mesmo o que ele esperava, tendo o mesmo codinome do seu chefe, falando também que fazia tempo que tinha dificuldade para acertar alguém, mas aquilo foi só um aquecimento. Ele sai de trás da coluna onde se esconde e prepara-se para acertar Snake, quando um homem numa armadura estranha surge do nada com uma espada e decepa a sua mão, na altura do antebraço. Ocelot agoniza e o sujeito com a espada começa a cortar os fios e as cordas que amarram o homem no pilar, o homem cai no chão, todos procuram abrigo e os explosivos destroem parte do local. Ocelot é jogado longe e nota que o indivíduo utiliza uma armadura com camuflagem Stealth, que o deixa praticamente invisível. Ocelot fala que irá voltar e foge.

O homem armado com a espada desliga sua camuflagem revelando a sua figura. Ele utiliza uma armadura que cobre todo o seu corpo, como se fosse um ciborgue, mas com traços de um ninja.
Snake pergunta quem é ele e o homem diz que ele é como Snake, não tem um nome. O homem que estava amarrado ao pilar o reconhece e diz que é um exoesqueleto.

Snake percebe que aquele homem que estava amarrado é o presidente Baker. O Ninja olha para Snake e de repente começa a ter convulsões, a gritar e agonizar no chão. Após alguns segundos ele parece melhorar, levanta-se e foge do local enquanto Snake tenta, sem sucesso, mirar sua arma nele.

Após ajudar o presidente Baker, Snake faz algumas perguntas. Snake diz que não vai deixar ninguém começar uma guerra e pergunta sobre os cartões que cancelam os códigos de lançamento. Baker diz que não está mais com eles, porque os deu a uma mulher que fazia companhia a ele na cela. Snake então imagina que a mulher seja a mesma com quem ele encontrou na cela ao lado da prisão onde Anderson morreu. Baker explica que a mulher era uma das novas recrutas enviadas ao local e foi presa por não tomar parte na rebelião. Snake então se dá conta de que a mulher deve ser Meryl, a sobrinha de Campbell. Baker diz que ela deve ter escapado e Snake confirma, dizendo que, apesar de ser inexperiente, ela deve estar bem e pergunta a Baker como ele sabia que ela havia escapado e Baker diz que estava falando com ela via CODEC antes de ser amarrado ali. Snake pede a freqüência dela e Baker a dá, dizendo para ele entrar em contato com ela.

Baker diz que ele deve procurar um de seus empregados, Hal Emmerich, o líder do time do projeto Metal Gear, pois, se há alguém que saiba como impedir o lançamento, esse alguém é Hal.

Baker explica a Snake que ele deve seguir para o prédio de depósito de ogivas nucleares ao norte da base, pois é lá que está Emmerich. Baker pega um disco e entrega a Snake, dizendo que deve ter sido atrás daquilo que ele veio. Snake pergunta o que tem ali e Baker diz que todos os HD’s do local foram destruídos por tiros e os únicos dados restantes do exercício estão ali. Baker diz que sabe que Snake veio atrás do disco. Ele explica ter conseguido esconder de Ocelot mesmo durante a tortura e que ninguém mais sabe da existência dele. Baker pede a Snake para informar a Jim e a seu chefe sobre o disco e também entrega a Snake o seu cartão de acesso que destrava algumas portas do local.

Snake pergunta se ele pode andar e Baker o manda ir sozinho, pois já pegaram o seu código e agora ele não serve mais para nada. Snake quer saber o que era aquele homem parecido com um Ninja numa armadura, pois percebeu que Baker o reconheceu. Baker diz que aquele é o segredo do passado negro da FOXHOUND, um soldado com genoma experimental. Snake pergunta se ele conhece o homem e Baker manda Snake falar com Naomi Hunter, da FOXHOUND, pois ela sabe melhor do que ele sobre o homem.

Baker pede a Snake que pare os terroristas porque se tudo vir a público sua companhia estará arruinada. Snake pergunta o porquê, se o Metal Gear utiliza tecnologia comum. Baker diz que o Metal Gear em si é basicamente feito de conhecimentos atuais, mas antes que ele complete a frase, Baker começa a passar mal. Snake nota que é o mesmo problema que Anderson teve. Baker começa a agonizar e pergunta o que Snake fez com ele. Baker começa a falar mal do Pentágono, e diz “eles estão só te usando para...”, mas morre antes de terminar a frase.

Snake fica cabreiro e entra em contato com Campbell dizendo que Baker também morreu. Campbell diz que não sabe o que está acontecendo e Naomi diz que parece ter sido outro ataque cardíaco. Snake pergunta se pode ser algum tipo de envenenamento e Naomi explica que há diversos tipos de drogas que podem causar uma parada cardíaca, mas que só tem como saber fazendo uma autópsia no corpo. Campbell manda Snake procurar Meryl e agirem juntos. Snake pergunta se pode confiar nela e o Coronel diz que ele pode confiar mais nela do que nele. Snake pergunta se ela sabe de alguma coisa a respeito do Ninja que apareceu no local e que seria um suposto membro da FOXHOUND. Naomi diz que não, ela tem certeza de que nunca tiveram alguém como ele na sua unidade.

Snake sai dali e contata Meryl, que de ínicio acha estranho o chamado. Ao saber que está falando com Solid Snake, Meryl pede desculpas e diz que não sabia que se tratava da lenda em pessoa quando se encontraram na cela e não fazia ideia se estava do lado dos “mocinhos”. Snake diz que sabia que ela era não era uma terrorista, por causa de seus belos olhos. Meryl pergunta se ele está tentando bajulá-la ou a deixar desprevenida e Snake diz para ela que não, porque assim que ela o encontrar, vai ver que a lenda em torno de seu nome é excessiva. Meryl diz que não acredita no que ele diz e que ficou espantada quando o viu porque ele se parece muito com o líder dos terroristas, Liquid Snake, perguntando se eles são irmãos. Snake diz que não tem família e que se ela duvida que vá perguntar para o Liquid. Snake então corta o papo furado deles e pede informações sobre o local onde Hal está. Meryl o informa e também consegue abrir uma das portas principais da base para que Snake consiga prosseguir.

Snake atravessa o local cheio de lasers detectores de presença usando a fumaça de seus cigarros e sai em um campo cheio de neve. Antes de dar seus primeiros passos, é chamado no CODEC por um estranho, avisando-o de que deveria tomar cuidado ao andar, pois o local estava cheio de minas explosivas. Snake indaga-o, mas o homem apenas se identifica como “Garganta Profunda”, e desliga.

Ao atravessar metade do campo, o portão logo a frente se abre um tanque armado surge atirando em Snake, que consegue desviar por muito pouco. De dentro do tanque, sai Raven, que diz “Cobras não pertencem ao Alaska, eu não te deixarei passar”. 
Snake corre pelo local na tentativa de se proteger dos tiros, mas se aproxima aos poucos e consegue explodir o interior do tanque com granadas. Snake rouba o cartão de um dos soldados que caíram do tanque e prossegue para dentro das instalações da base.

Logo se ouve uma voz de dentro do tanque. Raven olha para fora do tanque e liga para seu chefe com um rádio. Comunica que o cartão foi “entregue” a Snake como o esperado. O homem do outro lado da linha diz que ainda vão brincar um pouco com ele, mas Raven avisa para não o subestimarem, pois, em batalha, é como se ele estivesse possuído por um demônio. Raven pressente que vai encontrar com Snake de novo, graças as suas premonições.

Snake passa por vários locais, pegando armas e atravessando alguns problemas no caminho, mas consegue chegar ao local onde Hal está. No corredor antes da sala do cientista, Snake se depara com vários corpos espalhados pelo chão e alguns sons bizarros no fundo.
Snake continua e se depara com o Ninja de antes, que entra na sala de Hal. Snake vai atrás e vê o Ninja ameaçando o cientista, perguntando onde estaria “ele”. Snake chega apontando sua arma para o Ninja que se vira para ele. Hal, todo mijado de medo, corre e se esconde no armário.
Snake pergunta quem ele é. Ele diz não ser nem amigo, nem inimigo, pois voltou de um lugar onde palavras não tem mais significado. Ele fala que passou por muitos obstáculos para se encontrar com Snake para uma “última batalha”. Eles travam uma batalha com socos e chutes e Snake o derrota. O ninja tem uma crise de convulsão e foge.

Snake rapidamente chama o Coronel pelo CODEC e diz que aquele é nada menos do que Gray Fox. Campbell diz que é ridículo, pois Snake, melhor do que ninguém sabe que ele morreu em Zanzibar. Naomi os interrompe, revelando que ele deveria ter morrido, mas não morreu. Snake e Campbell ficam espantados e ela explica que aconteceu antes dela entrar para a FOXHOUND, usaram um soldado para experimentos de tratamento genético. Um projeto que começou logo após Campbell ter se aposentado da FOX, liderado por Dr. Clark, que morreu há dois anos num acidente em seu laboratório. Ela continua, dizendo que para realizar os primeiros testes eles resolveram utilizar o corpo de um soldado depois da queda de Zanzibar. Ele estava praticamente morto, mas eles reconstruíram todo o seu corpo com um exoesqueleto e o mantiveram drogado e sedado por quase quatro anos, usando-o como um brinquedo. E que a partir destes experimentos, eles foram capazes de criar os Genome Soldiers. Snake pergunta por que ela não revelou isto antes e Naomi explica que é informação confidencial. Campbell não entende porque usaram Gray Fox para estas experiências e Snake diz que pelo que ele percebeu, o Ninja não sabia quem era, mas apenas queria lutar com ele até a morte. Naomi pergunta o que ele fará se o encontrar de novo, Snake fala que não gostaria de matá-lo, mas talvez seja isso o que Gray Fox queira.

Snake desliga o CODEC e segue em direção ao armário para checar o cientista. Ele se aproxima e pergunta quanto tempo ele ainda vai ficar lá. O homem sai do local e nota que Snake não utiliza um uniforme igual ao dos terroristas. Hal quer saber se ele veio para resgatá-lo. Snake diz que, infelizmente, não, pois há algumas coisas que ele precisa fazer primeiro. Hal se levanta e caminha com dificuldade pela sala, seu tornozelo está torcido.

Snake pergunta o que exatamente é este Metal Gear e qual a sua finalidade. Hal explica que este modelo é um TMD (Tactical Missile Defense), feito com o propósito de interceptar mísseis nucleares, obviamente, com fins de defesa. Snake fica nervoso e diz que ele está mentindo enquanto o agarra pelo pescoço e fala que as informações que recebeu foram de que o Metal Gear não passa de um tanque móvel para lançamentos nucleares. Hal fica confuso e Snake continua, dizendo que os terroristas planejam lançar um míssil nuclear utilizando o tanque. Hal diz que então eles devem ter mudado de plano. Snake responde que não, que desde o começo do projeto o intuito era fazer lançamentos e que os terroristas apenas estão continuando o que ele começou. Snake o joga longe e Hal diz que está tudo errado o que Snake está falando, mas ele explica que todas estas informações foram passadas pelo próprio presidente da companhia e seu chefe, Baker.

Emmerich fica cada vez mais perplexo e Snake percebe que ele não está mentindo, ele realmente não sabia de todos estes fins. Hal diz que todo o armamento é separado em outro complexo e que o próprio presidente supervisionava tudo e que ele tem conhecimento apenas do modelo Rex ser armado com um canhão, um laser e uma metralhadora. Hal diz que o Metal Gear realmente pode ser equipado com mísseis, mas nunca imaginou que utilizaram ogivas atômicas.

Snake pergunta onde o Metal Gear está. Hal fala que ele está na base de manutenção subterrânea, ao norte da Torre de Comunicações, e que é um longo caminho até lá. Snake pergunta se o sistema de emergência para cancelar o lançamento fica lá também e Hal confirma, falando que está na sala de controle da base.

Snake diz que precisa contatar Meryl para pegar os cartões de cancelamento. Hal fala que se ele não conseguir impedir o lançamento então ele vai ter que destruir o Metal Gear. Emmerich diz que vai mostrar o caminho, mas Snake diz que com a perna ruim daquele jeito, Hal só vai atrasá-lo. Ele afirma que Snake vai precisar dele para destruir o tanque e Snake responde que só precisa do seu cérebro, e que vai tentar abrir algum caminho para que Hal possa fugir dali. Hal diz que é impossível, afinal, eles estão em uma ilha. Snake então pede a ele que se esconda, mas Hal diz que não será problema, pois tem um truque, enquanto estica seus braços e ativa uma camuflagem Stealth que o deixa praticamente invisível. Snake diz que mesmo assim ele vai encarregar Meryl para cuidar dele e entra em contato com ela, avisando que o engenheiro está bem. Quando eles vão combinar o que fazer Snake ouve tiros pelo CODEC de Meryl, ela grita dizendo que foi desmascarada e desliga.

Snake diz que ela está em fuga, Hal diz que se ela fugiu, ele só poderá encontrá-la em algum lugar em que ela esteja sozinha, como no banheiro feminino. Ele entrega a Snake seu cartão e diz para seguir ao andar superior. Snake começa a olhar diferente para Hal e pergunta se ele está bem, se não sente nada ou se nada o incomoda. Hal acha estranho e pergunta por que ele ficou tão amigável de repente. Snake diz que não é nada, apenas que todo mundo que ele salvou naquele dia simplesmente morreu. Hal diz que ele teve azar e Snake manda o doutor esquecer.

Hal pede a ele que o chame de Otacon. Ele diz que é por causa dos eventos onde se reúnem diversos Otakus, que são fãs de animes japoneses, assim como ele. Ele diz que não virou cientista para fazer armas e sim para fazer robôs. Snake diz que isso soa como uma desculpa esfarrapada, e Otacon concorda com ele, dizendo que precisa assumir as suas responsabilidades e não vai deixar um holocausto acontecer por causa de seu trabalho. Ele diz que conhece muito bem a base e se Snake precisar de algo é só chamá-lo pelo CODEC., então liga sua camuflagem de invisibilidade e segue para fora do escritório. 

Snake parte para o outro andar onde se encontram os banheiros, a fim de procurar Meryl e pegar os cartões. Snake reconhece Meryl pelo modo de andar, mesmo ela estando disfarçada como o inimigo. Este a surpreende, e ela assustada, corre ao banheiro feminino. Snake a segue e os dois se encontram.
Snake a elogia, dizendo que não sabia que ela era tão bonita e feminina. Ela diz não estar acreditando que Solid Snake, a lenda viva, está dando em cima dela. Os dois conversam por mais algum tempo e saem. Do lado de fora eles estranham a falta de guardas, e som do local havia cessado. Eles prosseguem.

Meryl acaba por ter a mente controlada por Psycho Mantis novamente. Snake trava um combate com ele, e mesmo Mantis tendo controle sobre as ações de Snake, ainda assim perde a batalha. Mantis ajuda Snake abrindo uma passagem secreta, que os levaria até as torres de comunicação.

Meryl melhora e vai com Snake. Ela diz saber o caminho e os locais onde minas explosivas estão colocadas devido a visões que teve graças ao controle de Mantis. Snake acha estranho, mas a deixa ir na frente. Ao chegarem a frente de um corredor comprido, próximo a uma das torres, Meryl leva alguns tiros de um rifle de longa distância de alguém da torre. 
Snake sem poder fazer nada, se esconde atrás de uma mureta. Meryl agonizando, pede para Snake continuar seu caminho e esquecê-la. Snake se nega a ir embora e ela continua dizendo para ele ir e viver a vida.

Campbell liga desesperado implorando pela ajuda de Snake, que sai dali na busca de uma arma com mira de longo alcance. Ele retorna ao local, vence a atiradora, mas não encontra Meryl. Snake se dá conta que só estavam usando a Meryl como isca para pegá-lo. Mesmo assim, Snake continua pelo extenso corredor, mas é surpreendido por três soldados, e pela atidora, Sniper Wolf. Ela diz que o marcou, e irá voltar a caçá-lo.
Snake leva uma coronhada na cabeça e desmaia.

O que acontecerá a Solid Snake? Será que Meryl ainda está viva?
A continuação dessa história fica para o próximo post.

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Por Eduardo de Souza

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