A série Metal Gear (Parte 04)

Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Hoje falarei sobre Metal Gear 2: Solid Snake e contarei a primeira parte da história do famosíssimo Metal Gear Solid do PSOne.

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Metal Gear 2: Solid Snake

Em 1999, o mundo enfrenta uma crise energética. O petróleo acabaria logo e o desenvolvimento de energias alternativas estava ainda longe de ser uma realidade. A economia mundial fica totalmente confusa. Esperava-se que o século 21 fosse ser tomado pelo caos, mas a invenção de um homem mudou completamente a situação. Um biólogo tcheco, Dr. Kio Marv, inventa o OILIX, um micro organismo capaz de refinar o petróleo comum e produzir uma forma altamente purificada de petróleo.
O mundo estava novamente cheio de esperanças graças à descoberta deste “messias”, que resolveria o problema da crise energética.

Justamente quando as atenções do mundo estavam voltadas para o OILIX e Dr. Marv, ele é sequestrado por alguém desconhecido e desaparece. Todas as nações começam a investigar imediatamente até que um nome aparece: “Zanzibar Land”.

Zanzibar era uma democracia militar que subitamente apareceu na Ásia em 1997. Quando a revolta armada tomou conta do lugar, o Serviço de Comunicações e Informações (CIS Army), formado na Rússia, mandou uma unidade de supressão imediatamente. Zanzibar conseguiu resistir reunindo um bando de mercenários de nações ao redor do mundo e fortificando a grande maioria de seu terreno. Como resultado, a CIS Army foi repentinamente derrotada e Zanzibar declarou a sua independência. Devido ao papel ativo e fundamental que os mercenários exerceram, esta guerra ficou conhecida como a “Guerra dos Mercenários” e Zanzibar era sempre referida como uma nação de mercenários, envolta em um poderoso forte.

De acordo com informações que surgiam de todos os lugares, Zanzibar estaria supostamente armada com armas nucleares, que foram roubadas de praticamente todos os países durante ataques. O cenário todo era claro como um cristal. Ao obter o OILIX e com a adição das armas nucleares, Zanzibar estava pretendendo estabelecer uma superioridade econômica e militar diante do resto do mundo. Preocupados com a situação, os Estados Unidos da América ordenam a Roy Campbell, comandante atual da FOXHOUND, que resgate o Dr. Marv.

Campbell era um dos pioneiros na formação da FOXHOUND. Ele trás de volta Solid Snake, o homem que havia derrubado há quatro anos a fortaleza armada de Outer Heaven, e pede a ele que traga de volta o Dr. Marv e o OILIX.
Snake chega a Zanzibar e recebe um chamado de alguém que se identifica como Black Ninja, mas logo se revela como sendo Kyle Schneider, o líder da resistência contra Outer Heaven que estaria supostamente morto. Snake diz que ele deveria estar morto, mas Kyle diz que ele quase foi morto sim, mas por Snake e seus compatriotas. Ele explica que logo após o incidente a OTAN organizou um ataque em massa ao local para aniquilar qualquer ser vivo que estivesse por lá, fossem pessoas de bem ou não, a intenção era simplesmente limpar toda a sujeira que restou de Outer Heaven da maneira mais prática e menos trabalhosa: bombardear tudo.

Schneider diz que poucos foram salvos, mas os que conseguiram, foram ajudados por
“ele” (Big Boss), Kyle diz que ele é um homem fantástico e que, apesar de tudo, ele não tem nada contra Snake e que vai ajudá-lo a encontrar o Dr. Marv, mandando-o procurar um homem de boina verde, que deve leva-lo a cela do Dr. Marv. Snake encontra o homem citado por Kyle e acaba descobrindo que se trata, na verdade, do Dr. Drago Pettrovich Madnar, engenheiro chefe do Metal Gear em Outer Heaven. 
Pettrovich diz que conhece Marv da Academia de Praga e apesar de não falarem a mesma língua, se davam bem devido ao amor em comum pela ciência e tecnologia. Ele diz que ambos foram capturados enquanto estavam nos EUA. Drago diz que Marv foi movido para outro prédio e pergunta a Solid Snake se ele imagina porque foi deixado vivo por todo este tempo. Snake responde que só pode ser pelo Metal Gear e Pettrovich confirma. Ele explica que agora Zanzibar tem um modelo novo de Metal Gear muito mais potente do que o antigo e foi com ele que Zanzibar atacou as outras nações e roubou seus mísseis nucleares e, agora que eles possuem o OILIX, são uma ameaça brutal, perguntando se Snake imagina quem esteja por trás disso tudo. Snake tem a resposta na ponta da língua: Big Boss.
Pettrovich diz que Snake tem que resgatar Marv logo, pois ele deve estar sendo torturado e tem problemas no coração e que ambos têm um micro transmissor que foi dado por uma agente da STB que também está infiltrada em Zanzibar. Snake segue em frente e resgata uma mulher que entrou em contato com ele pedindo ajuda, é Holy, uma espiã que se infiltrou em Zanzibar há um mês se passando por uma jornalista. Ela diz que conseguiu falar com Marv e tem ideia de onde ele possa estar e vai ajudar Snake. Ele consegue acessar o prédio onde está Marv através dos esgotos e chega à cela, mas o Dr. Marv só fala Tcheco e Eslovaco, ele tenta a ajuda do Dr. Pettrovich, que diz a Snake para procurar por uma mulher chamada Gustava, a agente que lhes deus os transmissores pode ajudar a conversar com Marv e ajudá-lo a fugir. 
Snake encontra Gustava e ambos decidem resgatar Marv juntos, Snake reconhece a mulher, diz que sabe que ela é Gustava Heffner, a “Princesa Gelada” que ganhou ouro nas Olimpíadas. Ela diz que ele deve estar enganado. Snake dá a ela seu rádio e Gustava entra em contato com Marv, ambos conversam e ela diz a Snake que Marv está bem e que explicou a ela o caminho para chegar ao local onde ele se encontra.

Ambos seguem em frente e resgatam antes o Dr. Pettrovich, que resolve ficar separado dos dois porque diz precisar resolver algumas coisas antes de fugirem. Snake e Gustava voltam aos esgotos para resgatar Marv, Gustava diz que é uma combinação engraçada, uma atleta olímpica, um cientista e um soldado caminhando pelos esgotos. O Dr. Pettrovich se junta a eles e todos seguem em direção a Marv.

Ao chegarem a uma ponte, Gray Fox surge no Metal Gear e destrói a ponte, Gustava cai e deixa apenas um broche para Snake. Fox leva Pettrovich e ordena que Snake saia de Zanzibar ou vai matá-lo. Holy ajuda Snake a seguir em frente e Gray Fox manda seus mercenários atrás dele. Após matar Night Fright e Jungle Evil ele finalmente consegue alcançar o lugar onde estão ambos os Drs. Infelizmente ele chega tarde e o Dr. Marv havia morrido de parada cardíaca, porém Pettrovich diz que ele deixou os planos do OILIX guardados.

Holy entra em contato com Snake e diz que a agência descobriu que na verdade o Dr. Pettrovich voltou para os EUA junto com o Dr. Marv a fim de passar informações para Zanzibar e que, na verdade, ele foi para lá de propósito e não sequestrado. Snake então desmascara o Dr. Pettrovich, que confessa ter matado Marv para pegar os planos do OILIX e também ter avisado Gray Fox sobre a ponte, causando a morte de Gustava. Ele diz que o seu sonho era ver o Metal Gear funcionando, mas que os EUA continuavam preocupados com outras coisas e por isso ele passou tudo para Zanzibar.

Dr. Pettrovich ataca Snake com sua última esperança, mas Snake o derrota, Snake recupera os planos do OILIX e Pettrovich diz que não pode mais fazer nada, a não ser dar as informações a Snake de como destruir o Metal Gear e pede a ele que o faça por sua filha, Ellen. Snake segue em direção às entranhas de Zanzibar e encontra novamente com Gray Fox e o Metal Gear. Snake consegue destruir as pernas do Metal Gear e o deixa inútil, com a ajuda de granadas, dica de Pettrovich. Ambos acabam num campo minado, onde Fox desafia Snake para uma última batalha.

Snake sabia que Gray Fox não era qualquer soldado. Ele tinha sido o único a receber o codinome Fox durante a era Big Boss, e tinha sido condecorado cinco vezes. Snake sabia que se conseguisse vencê-lo, seria reconhecido como um dos maiores soldados de todos os tempos. Gray Fox na verdade se chamava Frank Hunter (Frank Jaeger), que é o que significa Jaeger em alemão.
 Snake pergunta a Fox porque ele está fazendo tudo aquilo, Fox diz que seu caso é mais complicado, que ele tem um débito com Big Boss, que salvou sua vida duas vezes. Ele diz que Big Boss o salvou e o deixou em um local seguro, mas ele foi torturado, mutilado, teve suas orelhas e seu nariz arrancados e foi vítima de experiências depois disso. Snake então pergunta se esta é a maneira dele pagar o que deve. Fox diz que não, que ele odeia a guerra assim como todas as crianças vítimas iguais a ele, que foram submetidos às estas condições e apenas assim sabem viver, somente na guerra e não num mundo comum. Ele diz que Big Boss deu a eles um lugar para lutar. Que o conflito está nas suas veias e que eles não podem negar, ele nasceu no campo de batalha e lá ele deve morrer. Tudo o que ele pode fazer é lutar e jamais vai poder fazer alguém feliz, como uma companheira, por exemplo.

Snake derrota Fox numa luta braçal e se depara com Big Boss. Ambos conversam antes do embate final.

Big Boss: Por aqui Snake, por aqui...
Solid Snake: Big Boss... Então você está vivo.
Big Boss: Snake… Bem vindo a Zanzibar. Eu sabia que você voltaria.
Snake: Eu vim para me livrar dos pesadelos que tenho durante estes três anos que se passaram.
Big Boss: Pesadelos? Eles jamais vão embora, Snake... Uma vez que você entrou no campo de batalha, experimentou o regozijo, a tensão... Tudo se torna parte de você. Uma vez que você acordou o guerreiro dentro de você, ele jamais vai dormir novamente. Você busca apenas tensões mais fortes, desafios maiores. Como um mercenário, eu pensei que você já soubesse disso a esta altura. Você não se importa com poder, com dinheiro, com sexo. A única coisa que satisfaz o seu desejo é... A GUERRA! Tudo o que eu fiz foi dar um lugar para você. Dar-lhe uma razão para viver.
Snake: Eu nunca imaginei que você fosse tão hipócrita, Big Boss...
Big Boss: Você viu as crianças, não viu? Todo mundo é vítima de alguma guerra em algum lugar do mundo. E eles se tornarão bons soldados na próxima guerra. Comece uma guerra, e chamas criarão as vítimas... Então as salve, treine-as, e mande-as de volta para o campo de batalha. É um sistema perfeitamente lógico. Neste nosso mundo, os conflitos nunca acabam. E nem o nosso propósito... Nossa razão de viver.
Snake: Então há diversas oportunidades de trabalho... É isso que você quer dizer?
Big Boss: No campo de batalha, nós somos um “produto” valioso. Mas, quando voltamos para casa, somos apenas peso morto. Se dermos sorte, atrairemos a atenção de algum jornalista qualquer de um tabloide barato. Eu e você estamos condenados a ficar aqui até morrermos como cachorros no campo de batalha.
Snake: Eu só tenho mais uma luta para lutar. Para me livrar destes laços com você, me livrar destes pesadelos. Big Boss, eu vou te derrotar!
Big Boss: Não importa quem vença aqui. A batalha vai continuar. O perdedor vai se livrar do campo de batalha, mas o vencedor vai viver o resto dos seus dias como um soldado.
Snake: Não precisa ser deste jeito. Eu não sou como você. Eu amo a vida!
Big Boss: Muito bem, Snake. Eu vou livrá-lo de seu sofrimento. Como o seu comandante e mentor, eu vou lhe fazer um último favor... Vou tirá-lo do seu sofrimento.
Snake: Eu não preciso de nenhum favor seu!
Big Boss: Sério? E como você espera me vencer nestas condições, sem armas?
Snake: Jamais desista. Lute até o fim. Sempre acredite que vai conseguir, mesmo quando tudo estiver contra você... Essas foram as suas palavras.
Big Boss: Mesmo eu cometo enganos às vezes, Snake. Esta será a nossa batalha final. Vamos acabar com isso de uma vez por todas!

Após este encontro fatídico, Snake usando apenas um spray e isqueiro, consegue derrotar Big Boss e pegar a planta da estrutura do OILIX.
Snake e Holy escapam de Zanzibar em um helicóptero de resgate. Snake mais uma vez salva o mundo. Entretanto, não havia um sorriso em seu rosto. As últimas palavras de Big Boss ainda ecoavam em sua mente: “Independente de quem vença, a batalha não acaba. O perdedor estará livre do campo de batalha, o vencedor precisa ficar apenas ali, e o sobrevivente precisa viver a sua vida como um guerreiro até morrer”. Snake então desaparece em direção as terras brancas do Alasca. Sozinho.

Mesmo com todas as limitações gráficas da época, Metal Gear 2: Solid Snake conseguiu ser superior a Metal Gear nessa questão. Também era um jogo envolvente e teve melhoras na narrativa, que ficou extremamente fantástica.

Metal Gear Solid

Este é o primeiro jogo da série que joguei. Lançado em 1998, Metal Gear Solid era o primeiro da saga a ter gráficos 3D (o Solid do nome vem de gráficos sólidos, e não do nome Solid Snake, como muitos pensam, fato este já confirmado pelo próprio criador da série, Hideo Kojima). Jogabilidade incrivelmente melhorada, sistemas de câmeras perfeito. A introdução do Motion Capture (Captura de movimentação do corpo) e dublagens feitas por pessoas extremamente profissionais fizeram toda a diferença. História ainda mais interessante e cativante, minha favorita até o momento. Conheço boa parte das falas principais do jogo e pareço um velho idiota resmungando as mesmas enquanto jogo, demonstrando todo meu amor e conhecimento por este jogo maravilhoso.

Para se entender toda a história desse jogo, é preciso prestar total atenção a cada mínimo detalhe. É muita informação atrás de informação, e até o que parece não ser nada demais, acaba por ocasionar grandes acontecimentos no futuro.

Enfim, a história começa em 2005, seis anos após os eventos de Zanzibar em Metal Gear 2: Solid Snake.

Solid Snake é sequestrado por um grande grupo de soldados e levado até uma cela. Coronel Campbell o cumprimenta, Snake diz que sabia de alguma forma, que Campbell estava por trás daquilo e este diz que apenas o “convidou” para ter uma pequena conversa. 
Snake diz que mandar soldados armados para capturá-lo não soa muito como um convite, Campbell pede desculpas e diz que estão com problemas e somente Snake pode ajudar. Snake diz que está aposentado da FOXHOUND, que Campbell não é mais seu comandante e que não vai acatar ordens dele.
Campbell apresenta-o a Naomi Hunter, chefe do Departamento Médico da FOXHOUND e especialista em terapia genética, uma civil, enviada para ajudar, que já chega aplicando uma injeção em Snake.
Campbell começa explicando que há cinco horas, soldados fortemente armados ocuparam a ilha de Shadow Moses, um local remoto na costa do Alasca. Snake quer saber que soldados são estes e o Coronel diz que são das Forças Especiais da Nova Geração, liderados por membros da unidade FOXHOUND. Eles fazem a Washington uma única demanda e, caso não seja cumprida, eles lançarão um ataque nuclear. Campbell explica que a ilha na verdade é um local para depósito de restos nucleares. Ele dá a Snake dois objetivos. Primeiro, resgatar o chefe da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) Donald Anderson.
E resgatar também o presidente da Armstech, Kenneth Baker.
Em segundo lugar, Snake deve investigar se os terroristas têm ou não condições de lançar um ataque nuclear, e pará-los caso eles tenham tal capacidade.

Campbell pergunta se Snake tem alguma objeção ou pergunta, e ele responde que nem aceitou a missão ainda, então o Coronel diz que ele vai mudar de ideia após ouvir a história toda da situação.

Snake pergunta o que os chefes da DARPA e de uma companhia que fabrica armas estavam fazendo num lugar destes. Campbell diz que a verdade é que testes secretos estavam sendo conduzidos no local quando os terroristas atacaram. Snake pergunta se estavam testando alguma nova tecnologia de armas ou algo parecido e Campbell diz que não tem acesso a esta informação.

Snake diz que deve haver um dispositivo de segurança que impeça uma detonação e Campbell diz que sim, existe um PAL Code para cada ogiva: um “Permissive Action Link”, mas que mesmo assim eles não podem confiar nisso, porque somente o chefe da DARPA sabe o código.

Snake pergunta sobre as demandas dos terroristas. Campbell diz que eles querem os restos mortais de uma pessoa. Pra ser mais exato, amostras celulares que contenham a informação genética de tal indivíduo. Snake fica curioso e não imagina porque alguém iria querer isso. Campbell explica que os terroristas precisam disto, pois esses soldados de próxima geração são fortificados via terapia genética. Ele diz que após a conclusão do mapeamento do genoma humano, os militares estão trabalhando para identificar os genes que tornam os soldados mais efetivos. Com terapia genética é possível transplantar esses genes para soldados comuns e assim torná-los mais fortes e eficientes.

Naomi continua a explicação, afirmando que através desta terapia, eles podem remover os genes que causam doenças e ao mesmo tempo trocá-los por outros que tragam benefícios, como resistência a câncer, por exemplo. Eles podem ao mesmo tempo resolver os problemas hereditários e adicionar características específicas que desejarem. Caso eles consigam identificar todos os genes responsáveis para se formar um soldado perfeito, bastaria transportá-los para soldados comuns da mesma forma. Mas para fazer isso eles precisam primeiro isolar estes genes e fazer isso tendo como base de estudos a informação genética de um dos maiores soldados de todos os tempos. O homem que foi chamado de o guerreiro do século 20: Big Boss.
Naomi diz que eles já trabalham há algum tempo para separar os genes responsáveis pela sua incrível habilidade de combate, e que já chegaram a isolar 60 deles. Snake então pergunta se realmente conseguiram recuperar o corpo dele após os acontecimentos de Zanzibar. Naomi diz que as células dele estão congeladas e que sua informação genética não tem preço para a humanidade, Snake a corrige, dizendo que não deve ter preço para o exército. Ela continua, dizendo que o seu corpo foi severamente queimado, mas conseguiram reconstruir o seu DNA através de seus cabelos. Naomi conclui dizendo que eles utilizam alguns processos desenvolvidos por ela para fazer esta troca de genes e que os soldados mais competentes não se tornam o que são apenas através de treino e experiência, eles sabem que fatores hereditários são mais decisivos para se criar soldados superiores. Campbell diz que eles não podem entregar o corpo de Big Boss, pois seria potencialmente mais perigoso do que todas as ogivas de Shadow Moses. Naomi diz que os terroristas se auto intitulam de “Sons of Big Boss” (Os Filhos de Big Boss) e que o tempo limite para o lançamento é de 24 horas, o alvo não foi informado e que a contagem começou há cinco horas atrás. Campbell também diz que ele responde ao governo americano e que o próprio presidente é o supervisor desta operação.

Ao todo são seis membros envolvidos nesta atividade terrorista: Psycho Mantis, com suas poderosas habilidades psíquicas. Sniper Wolf, a mortal franco atiradora. Decoy Octopus, mestre dos disfarces. Vulcan Raven, o xamã gigante. E Revolver Ocelot, especialista em interrogatórios e um formidável atirador. E finalmente, no comando deles, o líder do esquadrão FOXHOUND: Liquid Snake. O único que só Solid Snake pode dar conta. O homem com o mesmo codinome que ele. 
Snake pede ao Coronel que diga mais sobre Liquid Snake.

Campbell diz que ele lutou na Guerra do Golfo quando ainda era novo, aliás, o mais novo da SAS britânica (Special Air Service). O trabalho dele era rastrear e destruir plataformas móveis de mísseis SCUD, Solid também estava lá na época, quando infiltraram em território iraquiano junto com os “Boinas Verdes”. Snake se lembra de que ainda era um garoto. Campbell diz que os detalhes são confidenciais, mas que originalmente ele infiltrou-se no Oriente Médio como um agente do Serviço Secreto de Inteligência Britânico e que nunca sequer mostrou sua cara para seus empregadores. Foi preso no Iraque e depois disso, seus rastros sumiram durante vários anos, depois que Snake saiu da unidade, Liquid foi resgatado e se tornou membro da FOXHOUND.
Snake diz ter pensado que depois que ele saiu não se usava mais codinomes na FOX, Campbell diz que não sabe o nome verdadeiro dele e que apenas tem uma foto, chocante por sinal. Tirando uma pequena diferença no tom de pele, ele é exatamente igual à Solid Snake, que pergunta se por acaso ele tem um irmão gêmeo. Campbell diz que é o que parece e que por isso precisam dele para esta missão. Naomi diz que sabe que Solid é o único que pode vencê-lo, ele vê isso nos seus olhos. Snake diz que isso não o conforta e pede para voltar para o Twin Lakes no Alasca, pois não trabalha mais para o governo. O Coronel pergunta se a vida dele é tão boa assim lá e Snake diz que participa de uma corrida de trenós com cães todos os anos, e que precisa voltar para cuidar de seus huskies, que são sua única família, e também que não quer mais fazer nada pelo exército ou sequer por este país. Campbell retruca gritando para Snake aceitar estas ordens e Snake diz que ele não é estúpido o bastante para fazer isso, que ele não é um patriota. Campbell começa a falar que há sujeira demais na ficha de Snake pelos seus anos como agente, sujeira o suficiente para mantê-lo preso até a morte por velhice, Snake então reclama por ser chantageado, e Campbell diz que prefere ver como uma ajuda para ele tomar a decisão mais facilmente, mas que independente disso ele sabe que Snake vai aceitar mesmo sem ameaças. Porque ele é um soldado de nascença, que ele não é o tipo que nasceu pra morrer velho, e o mesmo vale para todos os outros que viram a ação de perto. O único lugar onde eles podem realmente se sentirem vivos é no campo de batalha. Campbell diz que também é um soldado, conhece estes sentimentos, ele diz que Snake já brincou de garotinho inocente no Alasca, mas que não pode continuar correndo na neve com cachorros para sempre, e pede a ele que volte para o seu lugar junto deles, para ser um soldado novamente. Snake diz que sua vida não é uma piada e Campbell diz que só quer dar de volta a ele um propósito na vida.

Snake pergunta por que o Coronel envolveu-se nisso e ele responde que é porque ninguém conhece a FOX melhor do que ele. Snake diz que não é só por causa disso e Campbell então diz que está em ação há muito tempo, não conhece outro tipo de vida e, mesmo estando velho, ainda ama estar de volta ao campo de batalha. Snake sabe que ele está mentindo e pede a ele que diga a verdadeira razão por ele ter se metido naquela missão. Campbell resolve abrir o jogo e diz que alguém muito próximo dele está entre os reféns, sua sobrinha, Meryl. Ele explica que no dia da revolta ela estava entre as tropas que foram chamadas para substituir os ausentes. Meryl é filha de seu irmão mais novo, que morreu na Guerra do Golfo, desde então é ele quem cuida dela. Snake diz não ser certo ele ter um motivo pessoal na missão, Campbell diz que já está velho e aposentado, apenas pede ajuda a um amigo. Solid diz que não tem muitos amigos e Campbell diz que o considera desde a queda de Zanzibar, acredita nele e pede que salve a sua sobrinha.

Snake diz que aceita a missão, mas impõe condições. Explica que não quer mais nenhum segredo entre eles, não quer qualquer tipo de encobrimento, além disso, só receberá ordens diretas dele, Coronel Campbell, sem nenhum atravessador envolvido.

Snake pergunta se a doutora também faz parte da operação, ela estava no comando do tratamento genético dos Soldados NGSF e conhece mais sobre eles do que qualquer um. Pergunta também o que continha a injeção que ela lhe deu. Naomi explica que era uma combinação de nano máquinas e peptídeos (em bioquímica: composto feito de dois ou mais aminoácidos) anti congelantes, para impedir que o seu sangue não vire gelo mesmo sob temperaturas subárticas. Snake pergunta o que são as nanomáquinas e ela explica que não era apenas uma e sim vários tipos. Algumas iriam repor o seu suprimento de adrenalina, outras ajudar na sua nutrição e no composto do açúcar em seu sangue, então ele não precisaria se preocupar com comida. Além disso, também havia algumas classes de drogas que irão manter e aumentar o funcionamento do seu cérebro e por fim, benzedrina, um tipo de estimulante para mantê-lo acordado e alerta por pelo menos 12 horas seguidas. Snake fica espantado, mas ela continua, dizendo que as nanomáquinas também vão manter o seu CODEC (espécie de rádio controlado pelas nanomáquinas) funcionando. Ele brinca, dizendo que vai entrar em contato com ela quando precisar fazer alguma dieta e pede uma tesoura emprestada.

Perguntado o porquê disso, Snake diz que quer cortar o cabelo, pois não quer ser confundido com o líder dos terroristas.
Snake então é lançado por um submarino dentro de uma pequena cápsula, infiltra-se na base inimiga. Mais adiante podemos ver a imagem de Liquid Snake avisando um soldado para que fiquem alertas, pois “ele” poderia estar por perto, e sobe por um elevador. Snake atravessa o local subindo pelo mesmo elevador, e retira totalmente seu equipamento de mergulho.

Snake chega a base principal, e imediatamente observa um grupo de terroristas perto de um helicóptero. Ele nota tratar-se de um Hind-D, um helicóptero russo. Através de seu CODEC, ele pergunta o que diabos uma arma russa está fazendo ali, e Campbell diz não saber, mas pelo visto a operação está correndo bem, pois chamaram a atenção deles, sendo agora uma boa chance de infiltrar-se sem ser visto. A ligação é subitamente interrompida por uma voz feminina, que diz ser loucura voar num Hind-D naquela tempestade. Snake pergunta quem é que está falando e Campbell a apresenta como Mei Ling, especialista em dados e processamento de campo visual, designada para ajudá-los. Além de ter desenvolvido o CODEC e o Radar GPS (Soliton) que Snake usa para determinar a posição de soldados inimigos. 
Campbell diz que a prioridade de Snake é infiltrar-se no complexo, encontrar o chefe da DARPA e conseguir o máximo de informações dele, se ele ainda estiver vivo.

Snake encontra algumas granadas e uma arma SOCOM dentro de um caminhão. Nastasha entra em contato com ele e se apresenta como a especialista em armas que o ajudará com informações e análise militar.

Snake segue em direção ao duto de ar no segundo andar e recebe uma chamada pelo CODEC. Trata-se de Master Miller (Kazuhira Miller de Metal Gear Solid: Peace Walker), um velho conhecido e instrutor. Snake pergunta o que ele faz ali, Miller diz que deixou de ser instrutor e foi para o Alasca atrás de paz e descanso, se aposentou, assim como ele, mas que vez ou outra ele ajuda a treinar alguns escoteiros no Alasca. Miller diz que Campbell o informou da situação e ele acha que pode ajudar em alguma coisa. Snake diz que jamais esperava por ele, mas ninguém melhor do que ele para ajudar. Miller diz que viveu no Alasca durante muito tempo e qualquer problema que Snake tenha é só entrar em contato.
Snake continua seu caminho pelos dutos quando vê em uma sala dois Genome Soldiers conversando, e um deles diz que mudou o chefe da DARPA para uma cela no primeiro andar do subterrâneo. A sala em que ele estava é uma das que teria a ventilação preenchida com veneno para ratos, o outro soldado diz para ficarem de olho na mulher na outra cela, pois parece que há um intruso na base que já matou três soldados e usa camuflagem Stealth. Snake então acha estranho, pois, pelo visto há outro intruso além dele na base.

Após algum tempo Snake adentra a cela onde se encontra o chefe da DARPA, arrastando-se por outro duto de ar. Anderson fica assustado com a visita. Snake diz que não se assuste, pois veio para salvá-lo e diz também ser o peão que mandaram para lá para salvar o “traseiro inútil” (DARPA). O chefe percebe que não se trata de um terrorista pelo tom grosseiro de sua fala e pede que o tire dali logo. Snake o manda ficar tranquilo, pois quer informações sobre os terroristas antes de qualquer coisa. Snake pergunta se os terroristas podem mesmo lançar um míssil nuclear, Anderson diz não saber do que ele está falando e Snake explica que os terroristas fizeram demandas à Casa Branca e caso não sejam atendidas eles vão lançar um ataque nuclear. Ele pergunta de novo se isso é possível. Anderson diz que sim. A mulher na cela ao lado para de fazer abdominais para ouvir a conversa.

Anderson diz que o que ele vai contar a Snake é informação confidencial. Ele começa dizendo que estavam conduzindo exercícios de um novo tipo de arma experimental que vai mudar o mundo. Uma arma capaz de lançar um ataque nuclear de qualquer lugar da face da terra, um tanque de batalha equipado com ogivas. Snake reconhece a descrição na hora: Metal Gear!

Anderson fica surpreso por Snake saber disso, pois é um projeto altamente secreto, mas Snake diz que já “trombou” com ele algumas vezes no passado. Snake diz ter ouvido falar que o projeto teria sido abandonado e Anderson diz ter sido ao contrário, após a junção da Armstech e da DARPA o projeto Metal Gear se tornou maior do que já era e que os exercícios que eles faziam ali eram para coleta de dados para serem processados e utilizados em uma produção em massa. Mas então, aconteceu a chamada Revolução e o REX caiu nas mãos dos terroristas.

Um soldado inimigo começa a ouvir barulho na cela e se aproxima. Snake pergunta o que é este REX. Anderson diz que é o codinome do novo protótipo de Metal Gear. Ele diz que provavelmente eles já tenham terminado de carregá-lo com as ogivas e que esses caras são profissionais, sabem lidar com qualquer tipo de equipamento ou armas.
O soldado bate na porta e Anderson acena para ele ir embora. Snake diz ter pensado que havia medidas de segurança para impedir uma possível detonação. Anderson diz há um PAL Code, feito de forma que quando ativado, você é obrigado a colocar dois códigos para ativar o lançamento. Ele sabe um destes códigos e o presidente Baker sabe o outro. Mas ele diz que os terroristas descobriram o seu código, graças a Psycho Mantis, que leu a sua mente. 
Anderson diz que é apenas uma questão de tempo até que consigam o código de Baker também, e caso eles consigam, poderão lançar um ataque nuclear a qualquer momento. Porém, Anderson diz que há outra maneira de pará-los, com dois cartões-chave. Eles foram desenvolvidos pela Armstech, o desenvolvedor dos sistemas, como uma emergência, mesmo não tendo as duas senhas, basta inserir os cartões e travar tudo, podendo assim, evitar um lançamento.

A mulher na cela ao lado parece reconhecer ao falarem do tal cartão-chave. Snake pergunta onde está este cartão e Anderson explica que são três cartões que devem ser colocados em três locais diferentes e que o presidente Baker deve saber onde eles estão. Ele diz que Baker foi levado para o segundo andar abaixo do complexo, numa área com muita interferência eletrônica e que eles cimentaram as entradas do local, mas não tiveram tempo de pintar, por isso basta ele procurar no andar de baixo por locais onde a parede tem uma cor diferente. Por fim, Anderson dá a Snake seu cartão de acesso ao local e pergunta se Snake não tem nenhuma informação, de seus chefes ou de qualquer um, sobre alguma maneira de impedir ou desarmar o sistema PAL. Snake diz que não e Anderson pergunta se a Casa Branca vai atender a demanda dos terroristas. Snake começa a ficar desconfiado e diz que não é problema seu. Anderson então pergunta sobre o Pentágono e começa a passar mal, ele começa a gritar e sentir dores fortes no peito. A mulher ao lado ouve tudo e começa a bater na parede. O chefe da DARPA começa a cair e fica de joelhos até que seu coração para e ele cai aos pés de Snake, que checa seu pulso e confirma: ele está morto.

Snake entra em contato com o Coronel pelo Codec e pergunta a ele e Naomi o que aconteceu. Naomi diz que parece ter sido um ataque cardíaco e Snake questiona Campbell sobre ele estar escondendo alguma informação. Campbell diz que não, tudo o que ele sabe ele passou a Snake, mas como se trata de uma operação do mais alto sigilo ele não tem acesso a tudo. Snake diz que se ele está no comando ele deveria saber de tudo e Campbell lembra Snake que ele não está no comando da operação, ele é apenas o suporte de Snake, sendo o Secretário de Defesa o responsável pela missão. Campbell termina a conversa dizendo que agora não é hora para discutir, pois ele tem que encontrar o presidente Baker.

Por hoje é só! Para ler a continuação, aguarde até o post de amanhã! Vamos saber se Snake consegue resgatar o Presidente Baker, e conheceremos o intruso que adentrou a base, assim como Snake.

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Por Eduardo de Souza

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