A série Metal Gear (Parte 03)

Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Hoje falarei do recém anunciado Metal Gear Solid: Ground Zeroes e nosso já conhecido Metal Gear para o MSX (o primeiro lançado).

Para rever a segunda parte, entre aqui.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.


Metal Gear Solid: Ground Zeroes

(Capa provisória)

Metal Gear Solid: Ground Zeroes está atualmente em desenvolvimento pela Kojima Productions e sua história servirá como prólogo para Metal Gear Solid 5. Este será o primeiro jogo da série onde poderemos jogar em um mundo aberto. Big Boss foi confirmado como .

Trailer do jogo até o momento:

O jogo foi anunciado numa sessão privada durante as celebrações do 25º aniversário da serie Metal Gear e fez a sua primeira aparição publica dias depois durante a Penny Arcade Expo 2012. É o primeiro jogo que utilizará o motor Fox Engine produzido pela Kojima Productions.

O jogo terá um sistema de criação de base e micro-gerenciamento similar ao de Peace Walker. Snake terá uma base, acessada ao entrar em um helicóptero. O jogador poderá desenvolver, expandir e fortalecer seu exército, que serve também para fabricar itens que ajudem no campo de batalha. Kojima falou também que os inimigos terão padrões alterados de ataque durante a influência do sol ou da lua. O objetivo é fazer com que o game seja mais interessante para jogadores que querem explorá-lo uma segunda vez.
Pelo que se pode ver pelo trailer, é que os gráficos do jogo tiveram uma evolução ainda maior em relação ao Metal Gear Solid 4. Ao que tudo indica, o jogo será lançado também para PC.

Quando este for lançado, farei uma crítica completa sobre ele.

Metal Gear

Metal Gear é o primeiro jogo de toda a saga, e foi lançado em 1987 para o MSX2 (MSX foi o nome dado a uma arquitetura de micro computadores pessoais criado no Japão em 1983).
(Um modelo de MSX)

Foi o primeiro jogo existente no qual o personagem precisava avançar tentando não ser detectado pelos inimigos, evitando ao máximo um confronto com eles. Muitas das coisas que viriam a serem marcas registradas da série já aparecem nessa primeira missão de Solid Snake, como o rádio codec para comunicação com seus superiores, para tirar dúvidas sobre a missão, e também a Cardboard Box (caixa de papelão), no qual era possível se esconder dentro.

Nesta história, que é continuação de Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Solid 5 (que ainda estão em desenvolvimento), os ocorridos se passam na África do Sul, no ano de 1995.

Outer Heaven, uma nação armada, foi estabelecida por um lendário mercenário. Ele era temido em combate tanto por seus inimigos, quanto por seus aliados, como sendo um herói e ao mesmo tempo um lunático.

As nações do Ocidente descobrem que uma arma de destruição em massa está em desenvolvimento em Outer Heaven. Essas nações pediram ajuda para as forças especiais de alta tecnologia, chamada FOXHOUND, para tomarem conta da situação. Em resposta a esta ordem, Big Boss, o comandante da FOXHOUND, envia Gray Fox, o único homem a receber o codinome FOX, dado apenas ao melhor soldado. Após alguns dias, sendo a sua última mensagem “Metal Gear...”, Gray Fox foi dado como desaparecido em ação.
Dada a seriedade da situação, novamente os homens no topo do comando no Ocidente chamam a FOXHOUND. Big Boss então escolhe Solid Snake, que recentemente entrou para a FOXHOUND, como seu agente e confia tudo a ele. 
Snake infiltra-se sozinho em Outer Heaven, e entra em contato com membros de uma resistência local: Schneider, Diane e Jennifer. Com a ajuda deles, Snake consegue resgatar Gray Fox. Fox então clareia os fatos sobre o Metal Gear: ele está em desenvolvimento e trata-se de um tanque bípede equipado com mísseis nucleares. Podendo andar sobre terrenos inóspitos que não permitiriam um tanque comum passar, além de poder carregar sozinho um arsenal de guerra com armas como metralhadoras giratórias e mísseis antitanques. Com certeza o Metal Gear era um novo tipo de arma capaz de conduzir um ataque nuclear em qualquer lugar do planeta estando em qualquer superfície. Com o Metal Gear, Outer Heaven tentava estabelecer a sua superioridade militar sobre o resto do mundo. Para conseguir destruir o Metal Gear, Snake resgata o engenheiro chefe do projeto, Dr. Pettrovich e sua filha, Elen, que foi sequestrada de forma a obrigá-lo a continuar com o desenvolvimento da arma. O engenheiro dá a Snake as informações necessárias para ele conseguir parar o Metal Gear. Entretanto, conforme Snake se aproxima do coração de Outer Heaven e do local do Metal Gear, diversos tipos de armadilhas aparecem, como se suas ações estivessem sendo monitoradas pelo inimigo.

Snake é ferido durante as batalhas mortais contra os melhores mercenários de Outer Heaven, mas graças a seu espírito indomável, consegue chegar ao centésimo andar nos subterrâneos da base secreta onde o Metal Gear estava.

Com sucesso, Snake consegue destruir o Metal Gear. Ao tentar escapar de Outer Heaven, ele encontra em pessoa o seu próprio comandante, Big Boss, que o confronta.

Big Boss dá um risada de Snake e começa a contar toda a verdade a ele sobre sua missão. Enquanto servia como comandante da FOXHOUND, Big Boss, paralelamente, administrava uma companhia mercenária utilizando suas conexões e o capital que conseguiu durante os seus anos como um soldado. Ele planejava transformar esta companhia em um estabelecimento militar muito maior e construiu Outer Heaven como a sua base.
A sua intenção em mandar o “novato” Solid Snake era causar uma confusão de informações para o Ocidente. Mas Big Boss o subestimou, jamais imaginando que Snake chegaria tão longe.

Tendo perdido o Metal Gear, Big Boss ativa o sistema de autodestruição da base subterrânea. Enquanto a contagem regressiva para a destruição continua, o seu grito ecoa no vazio do local: “Você foi longe demais. Longe demais!”.

Em meio a batalha, Big Boss revela ser o pai biológico de Solid Snake. Mesmo sem saber o que pensar, Snake trava uma batalha com Big Boss, livre de ideologias ou políticas. A nação armada entra em colapso. O impenetrável forte feito da melhor tecnologia militar e ocupado pelos melhores mercenários arde em chamas e, atrás dele, as labaredas chegam aos céus, enquanto Outer Heaven afunda. Big Boss é morto em batalha, deixando Solid Snake sozinho.

Mas após os créditos, o jogador é agraciado com uma surpresa: uma mensagem de Big Boss dizendo que verá Snake mais uma vez.

Como podem ver, Big Boss foi o vilão desta vez, ele tinha sua ideologias malucas, e fez tudo o que The Boss jamais aprovaria. Mas por culpa do governo e de todas as traições que passou em sua vida conforme os anos, ele ficou marcado para sempre. Olhando pelo ponto de vista dele, eu até consigo entender porque ele se tornou um lunático por guerras e poder. Muitos no lugar dele, teriam se tornado a mesma pessoa que ele se tornou. Mas alguns motivos maiores para ele ter pirado completamente, provavelmente só conheceremos em Metal Gear Solid: Ground Zeroes e posteriormente Metal Gear Solid 5, que eu acredito que será o fim da série para sempre.

No próximo post falarei sobre Metal Gear 2: Solid Snake e o começo de meu jogo favorito: Metal Gear Solid. Este contarei toda a história com detalhes.

Para rever a segunda parte, entre aqui.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.

Por Eduardo de Souza

Comentários