A série Metal Gear (Parte 03)
Continuando meu review máximo de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Hoje falarei do recém anunciado Metal Gear Solid: Ground Zeroes e nosso já conhecido Metal Gear para o MSX (o primeiro lançado).
Para rever a segunda parte, entre aqui.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.
Big
Boss dá um risada de Snake e começa a contar toda a verdade a ele sobre sua
missão. Enquanto servia como comandante da FOXHOUND, Big Boss, paralelamente,
administrava uma companhia mercenária utilizando suas conexões e o capital que
conseguiu durante os seus anos como um soldado. Ele planejava transformar esta companhia
em um estabelecimento militar muito maior e construiu Outer Heaven como a sua
base.
Para rever a segunda parte, entre aqui.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.
Por Eduardo de Souza
Para rever a segunda parte, entre aqui.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.
Metal Gear Solid: Ground Zeroes
(Capa provisória)
Metal Gear Solid: Ground Zeroes está atualmente em desenvolvimento pela Kojima Productions e sua história servirá como prólogo para Metal Gear Solid 5. Este será o primeiro jogo da série onde poderemos jogar em um mundo aberto. Big Boss foi confirmado como .
Trailer do jogo até o momento:
O jogo foi anunciado numa sessão privada durante as celebrações do
25º aniversário da serie Metal Gear e fez a sua primeira aparição publica
dias depois durante a Penny Arcade Expo 2012. É
o primeiro jogo que utilizará o motor Fox Engine produzido pela Kojima Productions.
O jogo terá um sistema de criação de base e micro-gerenciamento similar
ao de Peace Walker. Snake terá uma base, acessada ao entrar em um helicóptero.
O jogador poderá desenvolver, expandir e fortalecer seu exército, que serve
também para fabricar itens que ajudem no campo de batalha. Kojima falou também
que os inimigos terão padrões alterados de ataque durante a influência do sol
ou da lua. O objetivo é fazer com que o game seja mais interessante para
jogadores que querem explorá-lo uma segunda vez.
Pelo que se pode ver pelo trailer, é que os gráficos do jogo tiveram uma
evolução ainda maior em relação ao Metal Gear Solid 4. Ao que tudo indica, o
jogo será lançado também para PC.
Quando este for lançado, farei uma crítica completa sobre ele.
Metal Gear
Metal Gear é o primeiro jogo de toda a saga, e foi lançado em 1987 para
o MSX2 (MSX foi o nome dado a uma arquitetura de micro computadores
pessoais criado no Japão em 1983).
(Um modelo de MSX)
Foi o primeiro jogo existente no qual o
personagem precisava avançar tentando não ser detectado pelos inimigos,
evitando ao máximo um confronto com eles. Muitas das coisas que viriam a serem
marcas registradas da série já aparecem nessa primeira missão de Solid Snake, como o rádio codec
para comunicação com seus superiores, para tirar dúvidas sobre a missão, e
também a Cardboard Box (caixa de papelão), no qual
era possível se esconder dentro.
Nesta história, que é continuação de Metal Gear
Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Solid 5 (que ainda estão em desenvolvimento),
os ocorridos se passam na África do Sul, no ano de 1995.
Outer
Heaven, uma nação armada, foi estabelecida por um lendário mercenário. Ele era temido
em combate tanto por seus inimigos, quanto por seus aliados, como sendo um herói
e ao mesmo tempo um lunático.
As
nações do Ocidente descobrem que uma arma de destruição em massa está em
desenvolvimento em Outer Heaven. Essas nações pediram ajuda para as forças
especiais de alta tecnologia, chamada FOXHOUND, para tomarem conta da situação.
Em resposta a esta ordem, Big Boss, o comandante da FOXHOUND, envia Gray Fox, o
único homem a receber o codinome FOX, dado apenas ao melhor soldado. Após
alguns dias, sendo a sua última mensagem “Metal Gear...”, Gray Fox foi dado
como desaparecido em ação.
Dada a seriedade da situação, novamente os homens no
topo do comando no Ocidente chamam a FOXHOUND. Big Boss então escolhe Solid
Snake, que recentemente entrou para a FOXHOUND, como seu agente e confia tudo a
ele.
Snake infiltra-se sozinho em Outer Heaven, e
entra em contato com membros de uma resistência local: Schneider, Diane e
Jennifer. Com a ajuda deles, Snake consegue resgatar Gray Fox. Fox então
clareia os fatos sobre o Metal Gear: ele está em desenvolvimento e trata-se de
um tanque bípede equipado com mísseis nucleares. Podendo andar sobre terrenos
inóspitos que não permitiriam um tanque comum passar, além de poder carregar
sozinho um arsenal de guerra com armas como metralhadoras giratórias e mísseis
antitanques. Com certeza o Metal Gear era um novo tipo de arma capaz de
conduzir um ataque nuclear em qualquer lugar do planeta estando em qualquer
superfície. Com o Metal Gear, Outer Heaven tentava estabelecer a sua
superioridade militar sobre o resto do mundo. Para conseguir destruir o Metal Gear,
Snake resgata o engenheiro chefe do projeto, Dr. Pettrovich e sua filha, Elen,
que foi sequestrada de forma a obrigá-lo a continuar com o desenvolvimento da
arma. O engenheiro dá a Snake as informações necessárias para ele conseguir
parar o Metal Gear. Entretanto, conforme Snake se aproxima do coração de Outer Heaven
e do local do Metal Gear, diversos tipos de armadilhas aparecem, como se suas
ações estivessem sendo monitoradas pelo inimigo.
Snake é ferido durante as batalhas mortais contra
os melhores mercenários de Outer Heaven, mas graças a seu espírito indomável,
consegue chegar ao centésimo andar nos subterrâneos da base secreta onde o
Metal Gear estava.
Com sucesso, Snake consegue destruir o Metal
Gear. Ao tentar escapar de Outer Heaven, ele encontra em pessoa o seu próprio
comandante, Big Boss, que o confronta.
A sua intenção em mandar o “novato” Solid Snake
era causar uma confusão de informações para o Ocidente. Mas Big Boss o
subestimou, jamais imaginando que Snake chegaria tão longe.
Tendo perdido o Metal Gear, Big Boss ativa o
sistema de autodestruição da base subterrânea. Enquanto a contagem regressiva
para a destruição continua, o seu grito ecoa no vazio do local: “Você foi longe
demais. Longe demais!”.
Em meio a batalha, Big Boss revela ser o pai biológico
de Solid Snake. Mesmo sem saber o que pensar, Snake trava uma batalha com Big
Boss, livre de ideologias ou políticas. A nação armada entra em colapso. O
impenetrável forte feito da melhor tecnologia militar e ocupado pelos melhores mercenários
arde em chamas e, atrás dele, as labaredas chegam aos céus, enquanto Outer
Heaven afunda. Big Boss é morto em batalha, deixando Solid Snake sozinho.
Mas após os créditos, o jogador é agraciado com
uma surpresa: uma mensagem de Big Boss dizendo que verá Snake mais uma vez.
Como
podem ver, Big Boss foi o vilão desta vez, ele tinha sua ideologias malucas, e
fez tudo o que The Boss jamais aprovaria. Mas por culpa do governo e de todas
as traições que passou em sua vida conforme os anos, ele ficou marcado para
sempre. Olhando pelo ponto de vista dele, eu até consigo entender porque ele se
tornou um lunático por guerras e poder. Muitos no lugar dele, teriam se tornado
a mesma pessoa que ele se tornou. Mas alguns motivos maiores para ele ter
pirado completamente, provavelmente só conheceremos em Metal Gear Solid: Ground
Zeroes e posteriormente Metal Gear Solid 5, que eu acredito que será o fim da
série para sempre.
No próximo post falarei sobre Metal
Gear 2: Solid Snake e o começo de meu jogo favorito: Metal Gear Solid. Este contarei toda a história com detalhes.
Para conferir a quarta parte, entre aqui.
Por Eduardo de Souza
Comentários
Postar um comentário