A série Metal Gear (Parte 01)


Aqui vai meu primeiro (e provavelmente único) review de toda a série Metal Gear, em comemoração aos seus 25 anos. Os jogos que me fizeram entrar de cabeça no universo dos games. Então vamos lá...

Para ser mais exato, foi em 1998 que conheci o Metal Gear Solid para PSOne, inclusive no mesmo ano no qual ele foi lançado. Ganhei um PSOne, e junto com ele veio um CD com várias demonstrações de jogos, como era de costume. Uma dessas demonstrações era do Metal Gear Solid, em japonês. Pirei, achei incrível no primeiro instante. Ainda não tinha tido contato com um jogo tão cinemático como aquele, com dublagens e nível gráfico tão impressionante, que convenhamos, era muito bom para a época. Aprendi inglês jogando Metal Gear (e quem disse que jogar videogame não nos ensina nada?).
Logo no ano seguinte, consegui comprar o jogo completo, e me tornei fã de imediato. Conheci dois amigos na escola que também curtiam o jogo. Um deles é meu amigo até hoje, e assim como eu, um fanático que considera simplesmente a série como a melhor existente, acima de qualquer outra obra de entretenimento mundialmente conhecida, que sem dúvida alguma, ela é! Não posso deixar de comentar que idolatro o criador da série, Hideo Kojima, por ser o gênio que é. Arrisco-me até em dizer que ele é o melhor criador de jogos do Japão. O rapaz é tão bom, que hoje é vice presidente da Konami e diretor de sua própria empresa de criação de jogos, a Kojima Productions. Quem tiver interesse em saber mais sobre ele e algumas das influencias que o fizeram criar a série, visite os links abaixo:


Os anos passaram e fui feliz jogando Metal Gear. Não quero me delongar muito, nem contar toda a minha história como fã, pois a intenção aqui é fazer um review/crítica/análise sobre a série toda, da qual sempre relutei em fazer, pois sabia que tomaria muito tempo. Mas escrever algo sobre essa maravilhosa série, não é uma perca de tempo, e graças a meu site, poderei compartilhar um pouco do que sei com todos.

Explicarei cada jogo fazendo uma breve crítica, e já alerto que haverá muitos SPOILERS, e até mesmo contarei todo o desfecho dos jogos, portanto se você ainda não jogou, leia por sua conta, caso tenha interesse em conhecer a série. O importante é falar sobre Metal Gear, mesmo que eu fale um pouco de um, e mais de outro. Ah, e que fique claro que nem tudo escrito aqui é de minha autoria, usei alguns textos que encontrei na internet pra complementar minha explicação, como por exemplo, os arquivos de PDF’s criados e escritos por Mauricio Chioro (que podem ser encontrados na comunidade Metal Gear Solid Brasil no orkut), que parabenizo pelo ótimo trabalho que fez traduzindo toda a história dessa saga maravilhosa. Também traduzi falas dos próprios jogos para o melhor entendimento dos acontecimentos, além de acrescentar minhas perspectivas e críticas sobre os mesmos. 

Farei na ordem cronológica da história, ou seja:

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PlayStation 2 - 2004)
Metal Gear Solid Portable Ops (PSP - 2006)
Metal Gear Solid Peace Walker (PSP - 2010)
Metal Gear Solid: Ground Zeroes (PlayStation 3, Windows, Xbox 360 - a anunciar)
Metal Gear (MSX2, NES, C64, PC, Celular - 1987)
Metal Gear 2: Solid Snake (MSX2, Celular - 1990)
Metal Gear Solid (PlayStation, PC - 1998)
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (PlayStation 2 - 2001)
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (PlayStation 3 - 2008)

Existem também as seqüências não oficiais/spinoffs dos quais não comentarei, mas que seriam estes:

Snake's Revenge (NES - 1990)
Metal Gear: Ghost Babel (Game Boy Color - 2000)
Metal Gear Solid: The Twin Snakes (GameCube - 2004)
Metal Gear Acid (PSP - 2004)
Metal Gear Acid 2 (PSP - 2005)
Metal Gear Solid Social Ops (Smartphones e Tablets - 2012)
Metal Gear Rising: Revengeance (PlayStation 3, Windows, Xbox 360 - 2013)

Bom, começando…

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Esta é a história de Naked Snake (antes de se tornar o Big Boss), figura que ainda não tinha sido devidamente explorada, devido as limitações da época com Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake, para MSX. Nestes dois jogos, temos Big Boss como “vilão”, e para entendermos melhor, começarei explicando sobre o inicio de tudo, com Metal Gear Solid 3: Snake Eater.
Naked Snake é um ex-agente da CIA e atual membro da FOX. Durante a missão, Major Zero, um ex-membro do Serviço Aéreo Especial, ajuda Snake dando conselhos via rádio sobre a missão, além de táticas de batalha. 
Para-Medic e Sigint dão conselhos especializados sobre fauna e flora, e equipamentos e armas, respectivamente. 
Sua ex-mentora, The Boss, o auxilia sobre as técnicas de CQC (Close Quarters Combat / Combate a Curta Distância), das quais ela e Naked Snake desenvolveram juntos no passado. The Boss é uma heroína lendária que levou as forças Aliadas a vitória na Segunda Guerra Mundial liderando a Unidade Cobra – um time com os melhores soldados do planeta. Passou toda a década de 50 junto com Snake e ensinou-o tudo o que pôde. 
Sua missão é resgatar um cientista soviético chamado Sokolov, que está secretamente desenvolvendo um tanque equipado nuclearmente, chamado Shagohod. 
Tudo estava dando certo, mas como nem tudo são flores na vida de Snake, enquanto ele voltava com o cientista atravessando uma ponte estreita, dão de cara com The Boss. Ela parabeniza Snake pelo “bom trabalho” e Snake logo pergunta o que está acontecendo. Ela diz que está desertando para a União Soviética e que Sokolov é um dos presentes dela para seus novos aliados, entregando também dois mísseis nucleares a seu novo benfeitor, Coronel Volgin.
Sokolov é capturado de volta pela Unidade Cobra (da qual The Boss é a líder), enquanto ela utiliza de seu CQC em Naked Snake, desarmando-o e ferindo-o gravemente (pois ela domina da técnica muito melhor do que ele, inicialmente). Ele agarra a bandana amarrada na testa de The Boss, mas ela soca e o joga no rio correnteza abaixo, este levando apenas a bandana dela. Volgin usa um dos mísseis nucleares para encobrir o seu roubo, destruindo o laboratório de Sokolov, ato cuja culpa recai sobre The Boss.

Snake, após conseguir fazer os primeiros socorros em si mesmo, ainda presencia a explosão antes de ser resgatado por sua equipe.

Voltando um pouco agora para questões técnicas, com Metal Gear Solid 3: Snake Eater eu posso dizer com certeza que a série evoluiu muito na jogabilidade, e apesar do crescimento de funções que podem ser feitas no jogo, ainda assim é muito fácil entender os controles. A trilha sonora do jogo é espetacular, como sempre, e os gráficos estão num patamar muito alto até mesmo para o Playstation 2. O jogo inteiro se mostra muito melhor em todos os aspectos, diante de seus antecessores. E a história como sempre não fica para trás.
Bom, quanto aos acontecimentos anteriores...

Alguém sempre precisa levar a culpa, e esse alguém foi a The Boss. O presidente da União Soviética exige explicações ao presidente americano, que contesta todas as afirmações de que os EUA estariam envolvidos com o incidente, apenas jogando tudo para cima de The Boss, dizendo que ela desertou do país, e com a ajuda de Volgin, explodiu todo o lugar com uma das bombas que roubou dos EUA. Se recusando a acreditar, o presidente Soviético pede provas, dizendo que seria improvável que tudo aquilo ser responsabilidade de uma única pessoa, e dá apenas uma semana para que os EUA capturem e eliminem The Boss, assim também como Volgin. Caso contrário, ele seria incapaz de segurar a sede de vingança do exército russo, que certamente atacaria os EUA com todo seu poder bélico.

Naked Snake é enviado em um mini foguete para mais uma missão, que agora consiste em encontrar e destruir o Shagohod e Volgin, além de eliminar The Boss e resgatar Sokolov novamente, provando assim a inocência dos EUA.

Logo após a queda, ele encontra um cavalo, que atrai sua atenção, mas logo a perde ao perceber que atrás dele, The Boss se aproxima. Ela questiona sua presença ali, e ele mal tem tempo de mirar em The Boss antes que ela aproxime-se rapidamente e destrua sua arma novamente, além de espancá-lo de novo, mas não tão gravemente quanto da última vez, na ponte.

The Boss continua perguntando a Snake porque ele está ali, agora sem armas e a dezenas de quilômetros da fronteira. Ela questiona a lealdade de Snake, perguntando se ele é capaz de completar suas missões. Se ele será leal a ela, sua mentora, ou leal à sua missão. Leal aos seus amigos ou à sua vontade própria. Snake, ainda indignado, pergunta novamente a The Boss o porquê de ela ter desertado. Ela explica que não desertou. Ela é leal até o fim, leal aos seus ideais. Ela também diz que ele é muito novo para entender, mas que com o passar do tempo, será obrigado a escolher.

É interessante comentar, que essa operação, chamada de Snake Eater, tem esse nome, pois Snake deve eliminar também a Unidade Cobra, que é liderada por The Boss. Snake Eater significa “Comedor de Cobras”, que para os bons entendedores, já é explicação suficiente.

Quanto ao que The Boss quis dizer, acredito que ela se refira a Snake ser obrigado a escolher futuramente entre a missão e seus ideais pessoais. Ele escolheu ser leal as suas ordens e missões. Visto que futuramente ele construiria o Metal Gear, sendo rotulado como inimigo, além de ser morto pelo próprio filho, Solid Snake. Tendo como base essa linha de pensamento, vê-se que a linhagem The Boss / Naked Snake sempre esteve “amaldiçoada” por tal escolha.

The Boss finaliza dizendo pra Snake ir pra casa, pois ele já vive um dilema ao ter que matá-la em sua missão, e que talvez ele não consiga, porque ambos se conhecem muito bem. The Boss vai embora e Snake entra em contato com Zero pelo rádio. Zero diz que Snake não deve se preocupar e deve continuar sua missão, visto que The Boss é sua inimiga e, cedo ou tarde, ele terá que matá-la. Snake fica nervoso por Zero chamar The Boss de inimiga, afinal, ambos, segundo ele: “viveram e morreram juntos por 10 anos”. Zero “conforta” Snake dizendo que mesmo assim, ela é uma traidora e deve ser morta.

Snake segue em sua missão encontrando EVA e Ocelot, que após muitos anos, teriam papéis muito importantes para a série. 
Ocelot eu não digo que tem um papel importante como uma boa pessoa, pois ele acaba por se tornar o maior vilão de toda a saga Metal Gear Solid, ferrando legal a ideia de muita gente que ele conhece durante os anos. EVA se mostra no final ser uma agente tripla (coisa para poucos), e muitos anos depois a história de Metal Gear Solid 3, ela é quem concede os filhos de Big Boss: Solid Snake, Liquid Snake e Solidus Snake. Todos clones de Big Boss.
Entre vai e vem, é história à beça para contar, então resumirei...
Snake trava um duelo com Ocelot, atravessa cavernas escuras, elimina os membros da Unidade Cobra, acaba sendo capturado, perde seu olho direito por um acidente (culpa de Ocelot), recebe ajuda de The Boss para escapar da prisão, tem uma relação “especial” com EVA.
Os dois escapam de vários soldados e do Shagohod usando a moto de EVA, Snake mata Volgin e destrói o Shagohod.
Por fim, Snake chega até o local aonde ele deve eliminar The Boss.
The Boss conta boa parte de sua vida, depois tira sua capa mostrando uma grande cicatriz no abdômen.

“Olhe para esta cicatriz! Essa é a prova de que já fui mãe um dia. Entreguei meu corpo e filho para este país (Ocelot é o filho de The Boss, embora ela não saiba disso). Agora não resta mais nada dentro de mim. Nada! Nem ódio e nem mesmo arrependimento. E ainda hoje eu posso sentir a dor dentro de mim. Escorrendo pelo meu corpo como uma cobra. Eu jamais falei tanto assim de mim mesma... Obrigado... Obrigado por me escutar. Eu sinto... Contentamento... (The Boss pega o rádio) Comecem a operação!”
“Snake. Eu te criei. Eu te amei. Eu lhe dei as armas, ensinei-lhe as técnicas, preenchi você com conhecimento. Não há mais nada que eu possa lhe dar. Tudo o que resta a você é tirar minha vida, com suas próprias mãos. Um deve morrer e outro deve sobreviver. Sem vitória, sem derrota. O sobrevivente deve continuar com a luta. É o nosso destino. O que sobreviver vai carregar o título de Boss. E quem quer que fique com este título vai carregar consigo uma existência de batalhas sem fim. Eu lhe dou 10 minutos. Em 10 minutos MIGs virão e bombardearão completamente este lugar. Se você conseguir me derrotar em menos de 10 minutos, você vai conseguir escapar a tempo. Vamos fazer destes os maiores 10 minutos de nossas vidas, Jack”. (Jack é o nome verdadeiro de Naked Snake)
Snake grita o nome de Boss e reluta em enfrentá-la, mas ela retruca dizendo que esta é a missão dele, e que ele é um soldado e deve provar sua lealdade. Snake saca sua arma e sua faca enquanto Boss grita para ele enfrentá-la. Ambos travam uma batalha em meio ao campo florido, tão branco que parece neve. No final, com muitas dificuldades, consegue superar sua tutora e a derrota.


Ele se aproxima do corpo dela deitado ao chão. Ela lhe entrega um microfilme e diz para guardar a salvo, pois esta é a sua última esperança, e também entrega sua arma (Patriot). Snake questiona o porquê de ela estar entregando a sua Patriot e The Boss responde a ele dizendo que ele é um homem maravilhoso e pede para matá-la, já que existe espaço apenas para um Big Boss e apenas um Snake. Snake levanta-se, aponta a arma para ela e, relutantemente puxa o gatilho, tirando-lhe a vida.
Snake sai e encontra com EVA em um avião para a fuga, mas são interrompidos por Ocelot que aparece mais uma vez para um último duelo. Eles travam uma batalha na pancada mesmo, e Ocelot termina dizendo que eles ainda se encontrarão, e salta do avião.
Ambos EVA e Snake fogem, e após isso, são mostrados em uma cena em que estão na frente de uma lareira bebendo. Ambos se beijam e fazem amor.
Horas depois, Snake acorda e percebe que está sozinho. Ele ouve a voz de EVA em sua mente, como se lembrasse dela dizendo algo a ele. EVA diz que os livros nos ensinam que o primeiro espião da história foi a cobra, no livro de Gênesis. E que naquela história, Eva foi tentada pela cobra no Jardim do Éden. Mas que desta vez foi ela (Eva) que tentou a cobra e saiu do Jardim do Éden com a fruta do conhecimento, pedindo desculpas em seguida.

Snake acha uma foto que EVA tirou dele anteriormente com escritas no verso que dizem “Adeus”, e junto uma fita K7, que ele em seguida coloca no aparelho para tocar. Uma mensagem de EVA se inicia.

Ela conta boa parte de sua trama na história toda, para quem estava realmente trabalhando, e que era uma agente tripla.

“The Boss era a única que eu não podia enganar. Era a única que sabia que eu era uma farsa. Ela me disse tudo. Porque ela abriu seu coração pra mim daquela maneira? Naquela hora, eu não entendi. Mas agora eu entendo, Snake. Ela queria que você soubesse a verdade e me escolheu para dizer a você. Por isso ela não me matou. Eu menti tantas vezes... Mas não desta vez. Minhas ordens do governo eram para adquirir o Philosopher’s Legacy (eram fundos e dados que serviam para criar ogivas, e vários países estavam atrás dele, e na verdade ela nem sabe que Ocelot trocou os arquivos e ela acabou com uma versão falsa do Legacy) e eliminar qualquer um que soubesse da verdade. Em outras palavras, eu deveria matar você. Mas eu não pude, não porque nós nos amamos, não porque você salvou minha vida. Mas porque eu fiz uma promessa a The Boss, e pretendo cumpri-la. Eu preciso que você saiba. E para isso você precisa viver”.

Em seguida, Snake aparece se vestindo e se preparando para o encontro com o presidente, enquanto continuamos ouvindo a mensagem dela.

“Snake, me escute. Ela não traiu os Estados Unidos da América. Não... longe disso. Ela foi uma heroína que morreu pelo seu país. Ela continuou com sua missão sabendo exatamente o que deveria acontecer. Auto-sacrifício... Porque era seu trabalho”.

Portas se abrem e Snake é recebido com aplausos. Major Zero, Para-Medic e Sigint também estão presentes. Snake fica em frente ao presidente. Uma mulher traz uma medalha e ele a pega, dizendo que Snake esteve acima até mesmo da The Boss, e que garante a ele o título de Big Boss, enquanto prende a medalha em seu peito. Snake, ou agora, Big Boss, o saúda, enquanto o presidente diz que ele foi um verdadeiro Patriota. Big Boss e o presidente apertam as mãos e posam para algumas fotos, enquanto Ocelot espia por uma das janelas do local. O diretor da CIA estende a mão para Big Boss, mas ele o ignora e segue em frente. Um dos executivos presentes diz que eles poderiam utilizar uma unidade de infiltração como a FOX no exército e que poderiam usar alguém como Big Boss para cuidar das missões de espionagem ultra secretas, alguém com as qualidades de um soldado e de um espião ao mesmo tempo.

“A deserção de The Boss foi uma artimanha preparada pelo governo americano. Foi tudo um grande teatro armado por Washington para que eles pudessem colocar suas mãos no Legacy”.

Big Boss é cumprimentado por Major Zero, Para-medic e Sigint, mas friamente passa por eles e sai do local.

“E The Boss era a estrela do show. Eles planejaram de forma que pegariam o Philosopher’s Legacy que o Coronel Volgin ‘herdou’ e simultaneamente destruíssem o Shagohod. E somente uma heroína lendária como The Boss poderia se infiltrar e ganhar a confiança de Volgin. Descobrir onde estava o Philosopher’s Legacy era sua principal missão. Tudo ia de acordo com o planejado. Mas então aconteceu algo que eles não previam. O Coronel Volgin atirou a mini ogiva nuclear no Centro de Pesquisas de Sokolov. O presidente da União Soviética obviamente pediu provas de que não havia sido uma artimanha do governo americano e eles não poderiam simplesmente abortar a missão e desistir do Legacy. Então a operação em si foi totalmente revista e expandida. As autoridades em Washington sabiam que, para provar a sua inocência, teriam de se livrar da Boss... E que teria de ser feito por um deles. O ocorrido também não poderia vir a público, jamais. Assim, eles pensaram, seria a melhor maneira de manter todas as pontas amarradas. The Boss não poderia voltar para casa viva e também não poderia tirar a própria vida. A vida dela seria tirada pelas mãos do seu mais amado discípulo... Era assim que o governo queria. E assim esta foi a missão dada a ela. E ela não teve opção a não ser segui-la. A morte dela pelas suas mãos era uma obrigação que ela tinha que garantir que acontecesse. Pela sua responsabilidade, ela deu as costas para seus próprios camaradas. Uma mulher inferior teria sido esmagada por tal fardo”.

Big Boss caminha por um cemitério com uma maleta nas mãos.

“A mancha da desgraça vai segui-la até o seu túmulo. Gerações futuras a insultarão. Na América, será apenas conhecida como uma traidora desprezível sem senso algum de honra. E na Rússia como um monstro que causou uma catástrofe nuclear. Ela vai entrar oficialmente na história como uma criminosa de guerra. E ninguém jamais vai entendê-la. Essa... Era sua missão. E como um verdadeiro soldado, ela foi até o fim”.

Big Boss chega até um túmulo.

“Mas ela queria que você, entre todas as pessoas, soubesse da verdade. Ninguém jamais vai
saber da verdade. A história dela... Vai ser carregada apenas no seu coração. Tudo o que ela fez, foi pelo seu país. Ela sacrificou sua vida e sua honra pela sua terra natal. Ela foi uma verdadeira heroína”.

Vê-se a inscrição na lápide que diz: “Em memória de uma Patriota que salvou o mundo”.

“Ela foi uma verdadeira Patriota”.

Big Boss em lágrimas, a saúda, batendo continência.
Saber de tudo isso e ver esta cena provavelmente foram motivos de choro para muitos fãs da série, assim como eu. Um dos momentos mais dramáticos desta saga. Logo se percebe a revolta por qual Big Boss teve que passar, eliminando sua mentora e amor de sua vida, além de precisar conviver com isso pelo resto de sua vida. Não é a toa ele ter decidido criar seu próprio exército de mercenários sem fronteiras, o que no final acabou lhe causando ser chamado de inimigo. Nos primeiros jogos (Metal Gear, Metal Gear 2: Solid Snake, Metal Gear Solid e Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty), não sabemos de seus motivos e obviamente o tratamos como uma pessoa ruim. Metal Gear Solid 3: Snake Eater veio para explicar melhor seus ideais, e com uma história intrincada e cheia de emoções que fazem deste jogo, um dos melhores da série, e o favorito de muita gente.

E assim se encerra a primeira parte dessa história. Na Parte 02 saberemos mais sobre o futuro de Big Boss. Cada parte conterá a história de um jogo da série. 

Para conferi-la, entre aqui.

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