Crítica: Monster

Hoje lhes apresento o Anime Monster, essa fantástica obra que não pode deixar de ser vista por verdadeiros fãs das animações japonesas

Monster
Monster foi publicado na Big Comic Original, de 1994 a 2001, num total de 18 volumes. A série em anime possui 74 episódios e o seu criador é Naoki Urasawa (é também mangaká do igualmente famoso 20th Century Boys).
Falarei sobre o anime em particular (lembrando que a Panini comprou os direitos do mangá da Conrad, e irá relançá-lo ainda esse ano).

A estória mostra Dr. Tenma, um excelente neurocirurgião que trabalha no Hospital Memorial Eisler. É considerado o melhor médico do Hospital e tem o respeito de todos. Tem um futuro brilhante, é adorado por todos e namora a filha do Diretor do Hospital. 
Parece que não há possibilidades de uma pessoa com tais virtudes não ter uma vida perfeita. Porém, Tenma percebe que nem tudo são flores em sua profissão e quando ele é obrigado a atender um paciente que tem um status notável na sociedade, em detrimento de um mais pobre, ele vê toda a ética que envolve seu trabalho serem jogados fora, dando inicio a sua decadência.

Em uma noite, quando chega um menino com uma bala na cabeça, Tenma já está pronto para fazer a cirurgia e salvar o rapaz. Porém, logo em seguida, chega ao Hospital o prefeito da cidade, e o Doutor é ordenado por seu superior (seu sogro e Diretor do Hospital) a operar primeiro o Prefeito. Porém ele se recusa, salva a vida do garoto e para piorar sua situação, o Prefeito morre nas mãos de outro médico. Tenma que tinha um futuro brilhante pela frente é rebaixado de posto no Hospital e perde sua namorada. Porém as coisas iriam piorar.

Vários médicos importantes do Hospital são mortos, e coincidentemente são superiores de Tenma e fora do caminho o iriam fazer subir de cargo. Porém o caso acabou sem solução. Então nove anos se passam e vemos Dr. Tenma como Cirurgião Chefe do Hospital. Sua vida parece estar normal novamente. Porém um paciente que está sendo tratado pelo Médico confessa que está sendo acusado de alguns casos de Homicídio e durante uma cirurgia (o homem foi atropelado) ele repete por várias vezes a palavra "Monstro". Tenma simpatiza com o paciente e compra-lhe um presente, porém quando está para entrar no quarto, vê o policial que estava vigiando o criminoso, morto. A morte é semelhante a dos Médicos nove anos atrás, então Tenma saí atrás do seu paciente e chega a um edifício abandonado onde encontra Johan. 
O rapaz que ele salvou a vida nove anos atrás. Johan confessa que cometeu os assassinatos e diz que fez isso para ajudar Tenma. A culpa de vários assassinatos caem sobre as costas do Doutor e assim a estória se desenrola.

Essa é a premissa básica de Monster, vemos no anime em diante a fuga do Médico e a tentativa do mesmo de encaixar todas as peças do intrincado quebra cabeças que cercam o tão enigmático Johan.  
Monster é daquelas estórias que te prendem, você (quase) sempre vai querer ver o próximo episódio, não enjoa e passa rápido, não tem muita enrolação (leia-se fillers) e tem um dos vilões mais enigmáticos dos animes.
Johan. Pela cara deve ser um rapaz bem bonzinho
Da parte técnica temos muito a elogiar, a animação é ótima, fluida e regular durante toda a série. O trabalho de dublagem é ótimo, os efeitos sonoros e a trilha seguem o mesmo patamar. A abertura é boa e remete ao suspense da série, já o encerramento no começo parece ser meio estranho, mais após conhecer algumas minúcias da estória, faz muito sentido. 

Outro ponto a se destacar em Monster é o quão humanos são os personagens. Eles não são "mecânicos", interagem bem com o cenário, tem manias próprias e agem de forma muito natural, como se existissem de fato. Também é interessante algumas referências históricas e a intrincada trama criada por Naoki Urasawa. É incrivel o trabalho de pesquisa feito pelo Mangaká, você verá inúmeras referências a Polícia Secreta da República Tcheca, o III Reich, Hitler, Psicologia, Medicina, Culinária de vários países, o modo de viver dos Alemães, dos Tchecos e varias outras nações. É incrível, se tratarmos de que normalmente os Mangakás se focam em suas realidades e própria cultura para criar as estórias.

Pois bem, Monster é um anime fantástico, um drama com pitadas de horror psicológico e suspense, que cumpre bem sua proposta de entreter com qualidade e se mantém com um nível estupendo até o final. E nós do Nerd Psicótico lhe indicamos essa obra sem sombras de dúvida.


Post by: Fernando

Comentários

  1. Monster é um dos animes mais fodas que já vi.
    Quero comprar logo o mangá pela panini. Sem dúvida, esse aí é uma grande recomendação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara vamos analisar friamente, o ritimo de monster é muito lento, a trama é arrastada e muito longa!!!

      Excluir
    2. Verdade... Terminei de ver a animação recentemente, parei diversas vezes durante a mesma. Outra coisa que eu achei meio: "Tá, e ai?" Foi o arco final, onde mostra o por que de Johan desvalorizar a vida, aliás, não foi algo com um motivo impactante. Minha opinião sobre Monster é que realmente ele é superior a diversos animes, mas, é cansativo e não compensa o final.

      Excluir
  2. Anônimo5/3/12 11:52

    O MELHOR anime que já vi!! Viciante, intrigante, extremamente bem feito!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/3/12 11:53

    monster é foda, pqp xD

    ResponderExcluir
  4. Fernando5/3/12 15:58

    eu amei o anime, e agora vamos comprar o manga galera hehe, o brasil ta ficando mito na arte dos mangas. Logo chega 20th century Boys por aki tb

    ResponderExcluir
  5. yare yare...um dos melhores animes mesmo, com um dos vilões mais fodarassos que ja vi e o personagem principal tambem ... Tenma..

    ResponderExcluir
  6. Monster é chato, Lentíssimo... Mas o começo até a metade da uma boa mascarada no anime, parecendo ser o melhor do mundo rs... Acontece que o anime não tras nada novo. O vilão é um daqueles assassinos retardados que tiveram algum trauma. O principal, burro pois poderia ter resolvido tudo há muito tempo, além de que são tantos personagens que pesa muito o anime fazendo ele ficar mais cansativo ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário