CRÍTICA: Hideo Kojima e suas obras (Parte 02)

Esta é a segunda parte da crítica "Hideo Kojima e suas obras". Leia a primeira parte AQUI!

Em 2001, lançou o jogo-anime Zone of the Enders, de sucesso moderado.
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, para o Playstation 2 foi lançado no mesmo ano. 
Este último recebeu uma reação negativa dos fãs por estrelar um soldado novato chamado Raiden como o novo protagonista, deixando Snake com uma participação jogável de menos de duas horas.
Ainda assim Snake teve notável importância para a estória, guiando Raiden em momentos complicados da trama. Lembro-me que na época que o jogo saiu, eu ainda não possuía um PS2, então minha ansiedade para jogá-lo era muito grande. Fui a uma lan house próxima de casa e gastei minhas economias, que não eram lá grandes coisas, e zerei o jogo. Fiquei muito desapontado jogando e pensando em qual parte do jogo o Snake voltaria, porém foi preciso jogar com Raiden até o final, infelizmente. 
Apesar disso, este ainda foi o jogo que me fez decidir comprar um PS2. Fanático? Imagina!

Em 2003, produziu Boktai: The Sun Is in Your Hand para Game Boy Advance e também participou em 2004 de Metal Gear Solid: The Twin Snakes (remake de Metal Gear Solid para PSOne) para Gamecube que usava uma engine melhorada, e com cenas re-dirigidas.
Hideo desenvolveu e lançou Metal Gear Solid 3: Snake Eater para Playstation 2 em 2004. Este que em minha opinião, foi um dos melhores jogos que joguei em minha vida. 
Do começo ao fim o jogo te prende na estória. Um jogo cinematográfico e belo com uma jogabilidade precisa que consegue te tirar da realidade do momento. Sua trama é com certeza, uma das mais bem desenvolvidas da estória. Conseguiu me tirar lágrimas em seu final, que considero trágico e nada menos do que perfeito. Os gráficos do jogo são exuberantes, num nível muito acima de outros jogos lançados até mesmo depois de sua epóca. A estória se passa antes dos outros títulos da série, contando sobre o pai (Naked Snake/Big Boss) de Solid Snake ainda quando jovem em uma missão de resgate de um cientista em plena Guerra Fria.
Foi considerado o melhor jogo do ano por diversos sites respeitados como IGN, GameSpot e GameSpy, e este último escolheu o jogo como “Retorno mais impressionante” nos games. David Hayter, voz de Snake, foi indicado para o prêmio de “Realização Notável na Performance de um Personagem”

David Hayter falando como Snake:





Em 2008, Kojima lançou Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. O jogo foi um sucesso de vendas, mesmo sendo exclusivo para o PlayStation 3, e concorreu ao jogo do ano, no qual perdeu para GTA IV, o que na minha opinião foi e ao mesmo tempo não foi desmerecido. Como um grande fã da série, desde 1997, era mais do que natural querer que o jogo levasse o prêmio, porém é preciso analisar que GTA IV é um jogo de grandiosidade e complexidade de desenvolvimento muito maior que MGS 4. 
O jogo apresenta um Snake em sua fase final da vida, com envelhecimento precoce e lutando em sua última missão. 
Aparentemente esse é o desfecho da série, porém ainda acredito numa continuação. A esperança é a última que morre.

Lógico que a série não para por aí. Kojima também lançou para o PSP, Metal Gear Solid: Portable Ops Plus e Metal Gear Solid: Peace Walker que servem de continuação direta para Metal Gear Solid 3: Snake Eater.
Voltando pra época de Big Boss novamente, podemos até considerar isso como um Star Wars dos games, pois os jogos que contam o início da estória da saga, foram lançados após os jogos que contam a estória no presente. Ótimo para quem curte uma estória contada dessa forma, como eu.

Postado por Old Edu


Terceira parte desta crítica AQUI
Primeira parte AQUI!

Comentários