CRÍTICA: Hideo Kojima e suas obras (Parte 01)
Bom, hoje gostaria de falar de uns dos precursores da história dos games
modernos, Hideo Kojima, e de suas obras. Ele é considerado por muitos o
Spielberg dos videogames, e para mim, um gênio. Desde o início de 2011 é
vice-presidente da Konami Computer Entertainment Japan e diretor-executivo e
chefe de estúdio da Kojima Productions.
Hideo,
durante seus 26 anos de carreira, criou e dirigiu várias séries de jogos
populares, incluindo a série Metal
Gear, Snatcher e Policenauts, além de Zone of the Enders e Boktai.
Kojima é constantemente reconhecido por fãs e especialistas da indústria de
videogame como um dos mais influentes e inovadores diretores e roteiristas de
jogos eletrônicos de todos os tempos, e está na lista dos top 10 melhores
diretores.
Hideo Kojima nasceu
em Setagaya, Tokyo e sua família mudou-se para Kobe quando ele tinha três anos
de idade. No começo, seu sonho era tornar-se um diretor de cinema, mas entrou
como Designer na produtora de jogos Konami em 1986, que na época criava jogos
para MSX.
O
primeiro jogo no qual ele trabalhou foi Penguin Adventure, como diretor
assistente. O primeiro que ele realmente desenvolveu foi Lost World, um jogo de
plataforma estrelado por uma lutadora mascarada, em 1986. Mas a Konami cancelou
seu projeto.
O
primeiro jogo lançado oficialmente por Kojima foi Metal Gear, no ano de 1987.
Metal Gear foi um estouro e logo se tornou um sucesso, mesmo o MSX sendo uma
das plataformas menos conhecidas na época. Metal Gear acabou por não fazer
sucesso nos Estados Unidos, pois o MSX era um sistema pouco popular por lá.
Hideo
Kojima, em 1990, lançou Metal Gear 2: Solid Snake para MSX, somente no Japão.
Foi muito aclamado no Japão pelo seu modo sofisticado e historia intrincada, já
que adicionou muitas mudanças significativas na série Metal Gear, que muito
tempo depois seriam levadas a Metal Gear Solid. Este e o primeiro Metal Gear foram relançados
como bônus em Metal Gear Solid 3: Subsistence.
Kojima refez Snatcher em 1992 para PC-Engine e
foi o designer de Policenauts e ambos foram considerados grandes sucessos no
Japão.
Mas o
auge de sua carreira foi quando lançou Metal Gear Solid para Playstation em
1998, tornando-se uma celebridade internacional entre os gamers. Metal Gear
Solid foi o primeiro jogo da série a ter gráficos 3D e ser dublado por atores,
o que deu ao jogo uma experiência mais cinematográfica.
Metal Gear Solid ficou
também muito conhecido pela jogabilidade inovadora, grande roteiro com temas de
genética, proliferação nuclear e engenharia, além também de possuir personagens
interessantes e carismáticos. Este jogo me levou a jogá-lo/finalizá-lo
provavelmente mais de 50 vezes em todos os níveis. Até hoje sinto vontade de
jogá-lo mais do que os recentes da série, mesmo tendo gráficos já
ultrapassados, só pra constar o quanto esse jogou marcou a minha infância.
Segunda parte AQUI
Postado por Old Edu
Hideo Kojima = Deus. Sem ele eu teria uma vida infeliz uhauihuia
ResponderExcluirMelhor serie de todos os tempos. ótima critica cara,, agurdandu a continuação :D
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