CRÍTICA: Hideo Kojima e suas obras (Parte 01)

Bom, hoje gostaria de falar de uns dos precursores da história dos games modernos, Hideo Kojima, e de suas obras. Ele é considerado por muitos o Spielberg dos videogames, e para mim, um gênio. Desde o início de 2011 é vice-presidente da Konami Computer Entertainment Japan e diretor-executivo e chefe de estúdio da Kojima Productions.
Hideo, durante seus 26 anos de carreira, criou e dirigiu várias séries de jogos populares, incluindo a série Metal Gear, Snatcher e Policenauts, além de Zone of the Enders e Boktai. Kojima é constantemente reconhecido por fãs e especialistas da indústria de videogame como um dos mais influentes e inovadores diretores e roteiristas de jogos eletrônicos de todos os tempos, e está na lista dos top 10 melhores diretores. 

Hideo Kojima nasceu em Setagaya, Tokyo e sua família mudou-se para Kobe quando ele tinha três anos de idade. No começo, seu sonho era tornar-se um diretor de cinema, mas entrou como Designer na produtora de jogos Konami em 1986, que na época criava jogos para MSX. 
O primeiro jogo no qual ele trabalhou foi Penguin Adventure, como diretor assistente. O primeiro que ele realmente desenvolveu foi Lost World, um jogo de plataforma estrelado por uma lutadora mascarada, em 1986. Mas a Konami cancelou seu projeto.

O primeiro jogo lançado oficialmente por Kojima foi Metal Gear, no ano de 1987. Metal Gear foi um estouro e logo se tornou um sucesso, mesmo o MSX sendo uma das plataformas menos conhecidas na época. Metal Gear acabou por não fazer sucesso nos Estados Unidos, pois o MSX era um sistema pouco popular por lá.
Hideo Kojima, em 1990, lançou Metal Gear 2: Solid Snake para MSX, somente no Japão. Foi muito aclamado no Japão pelo seu modo sofisticado e historia intrincada, já que adicionou muitas mudanças significativas na série Metal Gear, que muito tempo depois seriam levadas a Metal Gear Solid.  Este e o primeiro Metal Gear foram relançados como bônus em Metal Gear Solid 3: Subsistence.
Kojima refez Snatcher em 1992 para PC-Engine e foi o designer de Policenauts e ambos foram considerados grandes sucessos no Japão. 
Mas o auge de sua carreira foi quando lançou Metal Gear Solid para Playstation em 1998, tornando-se uma celebridade internacional entre os gamers. Metal Gear Solid foi o primeiro jogo da série a ter gráficos 3D e ser dublado por atores, o que deu ao jogo uma experiência mais cinematográfica
Metal Gear Solid ficou também muito conhecido pela jogabilidade inovadora, grande roteiro com temas de genética, proliferação nuclear e engenharia, além também de possuir personagens interessantes e carismáticos. Este jogo me levou a jogá-lo/finalizá-lo provavelmente mais de 50 vezes em todos os níveis. Até hoje sinto vontade de jogá-lo mais do que os recentes da série, mesmo tendo gráficos já ultrapassados, só pra constar o quanto esse jogou marcou a minha infância. 
Segunda parte AQUI
 
Postado por Old Edu

Comentários

  1. Fernando7/3/12 00:45

    Hideo Kojima = Deus. Sem ele eu teria uma vida infeliz uhauihuia

    ResponderExcluir
  2. Melhor serie de todos os tempos. ótima critica cara,, agurdandu a continuação :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário