Darks Souls - Prepare-se para Morrer!


Então galera, aqui é o Eduardo, e venho até vocês fazer uma crítica sobre Dark Souls.

Pra quem ainda não conhece, Dark Souls é um RPG lançado em Novembro do ano passado, para PS3 e XBOX 360, e funciona "meio" como uma continuação espiritual de Demon's Souls (exclusivo para PS3), só este não segue o jogo anterior quanto a história e mundo aonde tudo se passa, porque na verdade Demon's Souls 2 será a continuação verdadeira.

Comecei a jogar este jogo por causa do outro membro deste site (Fernando) que se empolgou quando mostrei um pouquinho do mesmo aqui em casa no meu XBOX 360. E até então eu já meio que tinha abandonado a idéia de joga-lo, pois achei dificil até no começo, e porque nunca fui muito chegado em RPG's.
Pois bem, passou alguns dias e o Fernando comprou o Demon's Souls para PS3 e começou a jogar, disse que era dificil, tipo, MUITO dificil mesmo, e então decidi começar a jogar o Dark Souls pra ver que tipo de desafios esse jogo me traria, e como fazia tempo que não jogava nada realmente complicado, aproveitei para ver no que isso iria dar.
Pois bem, o que deu foi que terminei o jogo com 63 horas e no lvl 99.
Mas para isso eu passei muita coisa durante esse jogo, muita mesmo, e é isso que eu quero passar pra vocês!

Bom, não me deixei levar pela bela frase atrás da capa do jogo "Prepare to Die!" (Prepare-se para morrer) e comecei o jogo. Escolhi meu personagem e fiz as mudanças nele de acordo como eu queria.


Bom, nesse jogo você ganha as chamadas "Souls" (Almas) quando mata qualquer inimigo, e com elas você deve aumentar o lvl de seu personagem (que irei explicar depois), e também comprar itens. Ou seja, escolha bem antes de gastar suas Souls.
E logo no começo do jogo você ganha o "Estus Flasks" que vão ser basicamente sua única forma de recuperar o HP até o final do jogo.


Mas então, este jogo é realmente difícil? Mas quão difícil? Daqueles que tem chefes que praticamente não recebem dano?
Bem, Dark Souls é apelativo. É um jogo que cada golpe, movimento ou mesmo a defesa te custa stamina, cada arma tem um peso diferente e cada ataque tem a sua inércia, ou seja, seu golpe não acertou o oponente? Então lamento amigo, você acaba de gastar stamina e deixar sua defesa completamente aberta para o seu inimigo, e claro, isto pode te custar e muito! Porque cada golpe do mais fraco oponente pode lhe tirar quase toda vida. Ou seja, tudo é estratégia em meio ao combate, e dá até pra comparar com um jogo de xadrez, pois cada movimento seu deve ser muito bem pensado.

Você morreu 4786346 vezes tentando matar um chefe e chegou a deixa-lo com uma pequena barra de vida, pois bem, devo avisá-los pra não se encorajarem muito, pois na próxima tentativa é possível que você morra sem nem encostar nele.

Cada vez que você morre, volta para a última bonfire que acendeu, e com isso recupera também suas Estus Flasks usadas antes de morrer. O total de Estus Flasks é 5 no ínicio, mas você pode usar Humanidades pra aumentar esse valor que pode chegar até 20, porém nisso não entrarei muito mais em detalhes. Só digo que essa é uma das diferenças de Demon's Souls que não contava com isso, e você precisava comprar itens pra recuperar sua vida, e quanto a isso acredito que Dark Souls ficou mais fácil, porém mais dificil porque você não pode comprar nenhum item que recupera vida, pois os mesmos não existem, então você depende apenas das Estus Flasks mesmo.


Cada vez que você morre, perde suas Souls, e elas ficam paradas no lugar onde você morreu em forma de poça de sangue e com uma luz verde em cima. Então é preciso correr atrás delas caso tenha muitas. Agora se você morrer de novo enquanto tenta recuperar as Souls, só lamento, uma nova poça de sangue será deixada no lugar e você perde as antigas.

Agora um exemplo de Boss apelão:





Pois é, se você não é um jogador hardcore, nem tente, pois esse jogo só fará você chorar, e sentir muita raiva. Na verdade ele faz até os jogadores mais hardcores sentirem ódio e vontade de desistir.
Eu posso me considerar um gamer hardcore, e cheguei a ter vontade de desitir desse game umas 3 vezes de tão impossivel que estava de vencer os chefes. Porém ergui a cabeça (HAHAHA), treinei igual um louco pra conseguir Souls e aumentar meus lvls, e prossegui até zerar o jogo. O chefe final meu deu até dor de cabeça (sério mesmo) de tantas vezes que morri.

Pois é, esse jogo não é brincadeira, mas por mais incrivel que pareça, você morre milhões de vezes e mesmo assim tem vontade de continuar jogando (pelo menos assim foi comigo), por que é muito viciante.

Os gráficos são muito bonitos, exceto pelo próprio personagem quando está sem armadura, que mais parece um boneco de plástico.


Ah, e tem mais! Mapas, setinhas, bússolas, caminhos marcados, ou saber onde você está no momento está tudo fora de cogitação. Aprenda a se virar sozinho!

Bom, se você pretende começar essa jornada aí, prepare-se para se encomodar bastante e morrer tantas vezes a ponto de decorar completamente todos os cenários que terá que passar novamente. E SE você conseguir zerar o jogo, prepare-se para o New Game+, que será o dobro de dificil. Entretanto é um game muito bom, que fará você passar umas boas horas jogando. Estou zerando pela segunda vez e estou achando realmente mais dificil que na primeira vez, porém não pretendo desistir mais!

Nota: 10/10


E que venha Demons's Souls 2!

Post by Old Edu!

Comentários

  1. Muito boa a critica, dark souls realmente eh um dos grandes rpgs dessa geração

    ResponderExcluir

Postar um comentário